Como planejar o casamento em tempos de crise

Como planejar o casamento em tempos de crise

O tão sonhado dia finalmente chegou e ele pediu sua mão em casamento. Mas em tempos de crise? Como realizar a festa dos sonhos com o orçamento apertado? A sócia da Gear Consultoria e Treinamento e Educadora Financeira, Marina Frossard, dá cinco dicas para montar a celebração que cabe dentro do seu bolso.

1. Tudo é possível – Se o casal hoje dispõe de uma situação favorável para a realização do evento e isso realmente é importante, apenas fique atento ao planejamento financeiro. Mas se o casal não esta seguro em relação a sua situação financeira, esta é a hora de ajustar seus planos e adaptar-se ao momento. Adiar, cancelar ou realizar com os custos enxutos, são sempre alternativas viáveis. Essa é uma decisão do casal.

2. Corte gastos – Todos somos diferentes. Desejos e necessidades diferentes para cada pessoa. Mas infelizmente uma coisa é comum a todos, a crise. Nesse momento uns são atingidos mais fortemente e outros menos, mas a cautela é a palavra de ordem. Por isso quando se fala em parar de gastar ou diminuir gastos à tendência é que as primeiras vítimas sejam serviços ou produtos que não representam uma questão de sobrevivência, o que é sábio. Geralmente as atividades de recreação, entretenimento ou lazer são os primeiros a serem cortados da lista de cada indivíduo.

3. Investimento pode ser a solução – Investimento é uma palavra que pode assustar uma pessoa. Mas como assim? As pessoas geralmente associam investimentos com muito dinheiro, e descartam a possibilidade de pensaram sobre o assunto. Sim podemos ajudar nosso dinheiro a nos ajudar, mesmo com pequenas quantias. Nesse cenário onde os brasileiros estão fechando a torneira e economizando cada centavo, posso recomendar um investimento simples, isento de imposto de renda, de fácil acesso e totalmente líquido, ou seja, retirada do dinheiro a qualquer momento. A Poupança tem sido muito discriminada ultimamente, e com razão, pois existem outros investimentos muito mais atrativos que ele, porém se estamos falando de uma reserva pequena por mês, a poupança me parece muito funcional. Com tudo, se você quer ir mais a fundo e comprometer-se com algo maior todo mês, ou esta disposto a buscar conhecimentos básicos de investimentos, mesmo com pouco, diria para procurar a ajuda de um consultor de investimento (de preferência fora do seu banco), pois ele lhe apresentará inúmeras opções de investimentos que podem te trazer maiores retornos.

4. Enxugar as contas – Enxugar ao máximo as contas é a primeira coisa que devemos nos concentrar. Infelizmente cortes nos gastos nos trazem um sentimento de impotência e regressão, mas pensemos que esse é um momento que vai passar e quando passar poderá voltar a desfrutar uma vida mais abundante, sempre claro respeitando seus limites.

5. Disciplina – É o segredo! Tenha foco e concentre-se no objetivo final.

LEIA MAIS

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.