Como se manter motivado na academia

Como se manter motivado na academia

Praticar exercícios físicos é mais que uma opção, é uma necessidade para quem pretende manter o corpo em forma e o organismo funcionando corretamente. Aliadas a uma alimentação balanceada, as atividades físicas, além de garantir um estilo de vida mais saudável ainda ajuda a evitar problemas de saúde. Mas todo mundo sabe que se manter firme nessa rotina não é nada fácil, por isso, separamos algumas dicas de especialista para te ajudar a se manter motivado e não fugir da dieta, nem da academia.

O educador físico Fernando Alves orienta: “Procure atividades que atendam aos seus objetivos e que você realmente goste de fazer. Além dos benefícios à saúde, as atividades físicas aliviam o estresse, melhoram a autoestima e promovem sensação de alegria e satisfação (a famosa missão cumprida). Dessa forma você se manterá motivada e dedicada, comportamentos fundamentais para alcançar seus objetivos”.

O profissional diz que é importante fazer um acompanhamento e uma avaliação das atividades: “Para alcançar seus objetivos, é necessário que você saiba de onde está iniciando (peso, números de roupa, % de gordura) e metas definidas, preferencialmente com prazos alcançáveis. Então uma avaliação periódica te permite saber o que está melhorando (ou não) e o que pode melhorar ainda mais. Além de ter maior conhecimento sobre sua rotina de atividades, isso te mantém informada, orientada e motivada”.

A terapeuta emocional e coach de emagrecimento Thais Prado explica que: “As atividades físicas podem melhorar a autoestima, seu condicionamento físico e a qualidade do sono, entre diversos outros benefícios. Então se você estiver estressada (seja por trabalho ou motivos pessoais), se você dorme mal, se sente fraca (ou preguiça mesmo), saiba que tem uma terapia excelente te esperando, ou vai me dizer que você prefere remédios?”.

“Salvo casos específicos, você não precisa se submeter a aulas ou atividades em que considere “chatas”. Existem infinitas modalidades de atividades justamente pelo fato de cada ser humano ter uma genética, um perfil, um modo de adaptação e suas necessidades específicas. Procure então um profissional de educação física e “cobre” dele atividades prazerosas e motivantes”, orienta Fernando.

Além disso, a dieta também é outro fator que deve ser radicalizado, como alerta a nutricionista Vanessa Gama, da Clinica Benesse: “Seguir um cardápio muito restrito é um atalho para cair no desânimo, pois deixa a pessoa fraca e sem energia. O baixo consumo de carboidratos também afeta o humor. Restrições acentuadas na alimentação exigem um sacrifício disciplinar muito grande, tudo o que você não precisa quando já está desestimulado”.

LEIA MAIS

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.