Proteste dá dicas para evitar golpes na Black Friday

Proteste dá dicas para evitar golpes na Black Friday

A famosa Black Friday foi criada com o objetivo de aumentar as chances de limpar estoques das lojas, com o objetivo de receber os novos produtos para as vendas natalinas. A data é marcada por inúmeras ofertas de lojas anunciando produtos a preços bastante atrativos. A ação tem expectativa de movimentar R$ 2,2 bilhões este ano em vendas online.

Segundo dados do Google, a incidência de golpes ainda é grande embora não existam dados oficiais sobre o lado negativo da Black Friday. Por isso, a Proteste, Associação de Consumidores, apresenta algumas dicas e novas ferramentas para que os consumidores tome cuidado na hora de fazer suas compras.

Pesquise

Sempre cheque os preços em diversos estabelecimentos antes do início da promoção.

Planeje

Evite as compras por impulso e lembre-se de colocar o valor da compra no seu orçamento.

Dados da loja

Tenha certeza de que a loja informa CNPJ, endereço, telefone, canais de atendimento ao cliente, todos de forma bem clara. Isso é uma exigência da legislação.

Reclamações

Pesquise se existem reclamações da loja nos órgãos de defesa do consumidor e sites de reclamações, veja quais os motivos dos casos e se foram resolvidos pelo fornecedor.

Segurança

Verifique se a loja tem conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por http:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página).

Prazo de entrega

Leia sempre as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a loja para esclarece-las. Desconfie de prazos muito longos ou imprecisos.

Sistema de pagamento

Tome cuidado com lojas que têm o seu próprio sistema de pagamento. Opte por sites que tragam serviços de pagamento de renome como o PagSeguro ou Paypal, por exemplo.

Direito a desistência

As lojas virtuais são obrigadas por lei a aceitar o pedido de cancelamento da compra caso o consumidor desista em até sete dias, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor estabelece esse direito.

Ferramenta Black Fraude Proteste

Pensando em ajudar o consumidor não sair lesado durante a Black Friday, a Proteste monitorou os preços de mais de 800 produtos nas principais lojas virtuais do Brasil durante o último ano e criou uma ferramenta inovadora. Com isso, o consumidor poderá diferenciar as reais oportunidades da ação em relação aos descontos falsos praticados pelo mercado.

A ferramenta, que vai auxiliar o consumidor a tomar a melhor decisão de compra, funciona da seguinte forma: o comprador informa o nome e o preço encontrado para o produto. O programa compara com nosso histórico de preços e retorna um dos três resultados possíveis:

  • Vale a pena comprar, pois o preço deste produto realmente está menor que o encontrado no último ano.
  • Vale a pena comprar, apesar deste produto já ter sido mais barato no último ano, pois o preço ainda é atrativo.
  • Não vale a pena comprar, pois o produto já foi encontrado mais barato.

Para ter acesso à Black Fraude clique aqui. Além desta ferramenta o consumidor poderá aproveitar também o plug in, para localizar as lojas que estão aplicando os preços mais baratos do mercado.

Para estas e outras dicas de economia, clique aqui.

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