A sensação de que os itens estão mais caros não é impressão, é a inflação. Os preços vêm aumentando em diversos segmentos, inclusive com produtos de linha branca. Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço dos eletrodomésticos aumentou mais de 7% apenas no primeiro trimestre do ano. Com a impossibilidade de investir em um novo aparelho, a solução é preservar a vida útil do item que já tem; principalmente aqueles que costumam exigir um investimento mais alto na compra, como as máquinas de lavar.
Pensando em ajudar os consumidores que não pretendem trocar de máquina tão cedo, Alexandre Moraes, que é técnico em eletrodomésticos de São Paulo pela Aliance Xpress cadastrado no aplicativo GetNinjas, dá 4 dicas de cuidados diários que farão a diferença na durabilidade do aparelho. Confira:
Comprou uma lavadora de roupas? Leia o manual antes de usar
Após a instalação do equipamento, verifique se a tomada da parede é compatível com a do eletrodoméstico e, caso não seja, utilize um adaptador para não correr o risco de danificar ou perder a garantia do mesmo. Antes de utilizar, leia atentamente o manual de instruções. Se houver dúvidas na utilização, entre no site ou contate a empresa que adquiriu a máquina de lavar roupas.
Máquina de lavar precisa ser higienizada periodicamente
Para os equipamentos que têm abertura superior, é recomendado utilizar apenas água sanitária na limpeza, pois ajuda a remover resíduos de amaciante e sabão em pó do dispenser. No caso de máquinas que lavam e secam, o ideal é que seja feita uma limpeza do filtro após cada ciclo de lavagem para remover possíveis fiapos. E para a lavagem de roupas, dê preferência à utilização de sabão líquido.
Limpeza pesada somente com um profissional
Após longo período de uso e fora do prazo de garantia, é recomendado levar a máquina de lavar para a limpeza e higienização de um técnico, que vai fazer a remoção da tampa para ter acesso ao sistema de secagem, bombas, correias e motores do equipamento. O manuseio desse tipo de limpeza só pode ser realizado por profissionais especializados para não danificar o equipamento ou correr risco com a parte elétrica.
Evite danificar a máquina de lavar
Um erro muito comum na utilização desse equipamento é o uso excessivo de sabão e amaciante tanto fora quanto dentro do dispenser. Esse tipo de atitude pode acarretar problemas, principalmente na parte de secagem (se for lava e seca). Outro erro comum durante a utilização é a não retirada do filtro para a limpeza de fiapos que ficam acumulados. É recomendado que seja realizada a manutenção preventiva a cada dois anos com um profissional, pois isso evita eventuais custos com danos no equipamento.