Neste feriado do Dia da Criança, o Museu do Pontal, na Barra, preparou uma programação especial com seis espetáculos circenses para a família, todos com entrada gratuita. Confira a programação:
Quinta-feira, 12 de outubro
10h – Rodando
O espetáculo da palhaça equilibrista argentina Espuma Bruma acontece na corda bamba. Tem como condimentos as bolhas de sabão gigantes, uma misteriosa bola de cristal e a manipulação de objetos. Toda uma atmosfera marcada pela poesia, pelo tango e pelo humor. Uma palhaça que encontra no desequilíbrio a ponte para brincar com todo tipo de público. Rodando tem a magia de uma mulher que, da América Latina, viaja sozinha ao redor do mundo e que usa sua corda bamba como uma ferramenta para emocionar.
16h – Telepático
O espetáculo da companhia Circo Dux, sediada no Rio de Janeiro, é o resultado de uma pesquisa que une as técnicas de mentalismo, ilusionismo, malabarismo, excêntricos musicais e o humor circense característico do grupo. Em cena, Lucas e Palito executam incríveis números virtuosos e cômicos, demonstrações musicais excêntricas, com objetos inusitados (como uma bomba de encher pneu de bicicleta); malabarismo e equilíbrio, com pratos e ovos de galinha. Uma experiência ímpar.
Sexta-feira, 13 de outubro
16h – Homem foca
Um dos maiores malabaristas do Brasil, Guga Morales executa diversas técnicas circenses neste espetáculo recheado de improvisações, comicidade e momentos surpreendentes. Além de equilibrar objetos do cotidiano de maneira inesperada, como o equilíbrio de taças sobre o fio de uma faca, ele executa truques com corda e balões, faz malabarismo não convencional com bolas e com o incrível monociclo girafa.
Sábado, 14 de outubro
10h – O Homem Bola
Redondo como o planeta Terra, o incrível Homem Bola (Horácio Storani) dá o ar da graça em uma impactante performance que conduz a relação entre palhaço e platéia para a hilariante fusão entre um homem e um balão de gigantescas proporções.
16h – Circo Teatro Saltimbanco
O Circo Teatro Saltimbanco tem suas raízes no século XIX, na Itália, e chegou ao Brasil de navio em 1893, com os precursores desta grande família circense, Affonso Cericola e Maria De Vitto. Juntos eles deram início a uma tradição familiar de amor e respeito ao circo que hoje está na sexta geração de artistas. Sediada em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, há mais de cem anos a companhia segue formando palhaços, acrobatas, trapezistas e equilibristas.
Domingo, 15 de outubro
16h – Neca Pop Star
Espetáculo de palhaçada popular produzido pela Cia Artística Sol Sem Dó, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com dramaturgia de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho, e direção de Fernando Sampaio, da Cia La Mínima, a peça bebe nas fontes da dramaturgia tradicional e conta com esquetes clássicos e muito jogo cênico.
Atividades Fixas
Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h
Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Neste domingo, dia 13 de outubro, a programação terá o circo como inspiração. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
Visita Musicada Especial – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu.
Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).