Muita gente procura a academia para se exercitar, outras preferem atividades ao ar livre e muitas outras ainda não se identificaram com alguma atividade física. Qualquer que seja a preferência de cada um, o importante é manter-se em movimento para ter uma vida mais saudável. Pensando nisso, Bruno D’Orleans, conhecido por ser personal trainer de personalidades como a Anitta, preparou dicas que podem te ajudar nessa jornada.
1 – Caminhar
Comece com trajetos curtos, mas mantendo o ritmo e uma boa intensidade. Progressivamente vá aumentando a distância mantendo o ritmo e a intensidade. É muito melhor caminhar trajetos curtos com ritmo, do que prolongar a caminhada por uma hora em ritmo lento e baixa intensidade. A primeira opção é mais benéfica.
2 – Escada
Caso more em prédio, dê preferência ao uso da escada, tanto para subir quanto para descer. Além disso, como treino, você pode combinar algumas séries. Por exemplo, se tiver três andares, pode subir todos, fazer um intervalo de cinco minutos e subir novamente. Fazer várias séries curtas, com velocidade e em intensidade alta. Não é necessário subir dez andares todos de uma vez. O que vai prevalecer é a intensidade do exercício e não a duração.
3 – Exercício de agachamento
Inicie sentando e levantando da cadeira. É preciso tomar cuidado com a postura. As pernas e joelhos durante o movimento devem executar um ângulo de 90 graus. Durante o movimento de sentar e levantar, olhando para baixo, você tem que estar visualizando a ponta dos pés. Se não estiver vendo, é porque está projetando o joelho além desse limite. Você precisa corrigir a postura colocando o quadril mais para trás e testar para ver se está vendo a ponta dos pés. Com esse cuidado você tem a certeza de que está fazendo uma boa execução. A evolução desse exercício é você não precisar mais encostar o bumbum na cadeira, inclusive eliminando o auxílio do móvel.
4 – Exercício para fortalecimento de abdômen
Exercício de ponte que pode ser feito no chão. Com os antebraços, os cotovelos apoiados no chão e na ponta dos pés tente levantar o quadril e manter o tronco em posição paralela ao corpo. O maior cuidado é manter o corpo alinhado. Quadril alinhado com coluna fazendo uma linha paralela ao solo. Fique o maior tempo possível nessa posição. Pode realizar séries de 30 segundos ou 1 minuto, com intervalos 30 segundos ou 1 minuto entre as séries.
5 – Varie os estímulos
Não é interessante só correr, caminhar ou pedalar todos os dias. É importante não gerar adaptação do corpo ao exercício. Então um dia corre, no seguinte pedala e no outro caminha.
6 – Regule o horário dos exercícios
A partir do momento que você cria uma regularidade do horário de treino, seu corpo se prepara para a atividade e já entende que naquele horário ele será exigido. Assim o metabolismo se para render melhor.
7 – Durma próximo de oito horas por noite
O sono é muito importante para a prática de atividade física. Durante o descanso o organismo produz hormônios importantes e também faz o processo anabólico, que é a reconstituição de fibras musculares rompidas durante a atividade física.
8 – Procure fazer atividade física com alguém
Ter companhia para quando bater a preguiça ou quiser sabotar o treino é bem interessante, pois o amigo não vai permitir. Treinar acompanhado serve de estímulo para ambos.
9 – Experimente várias atividades físicas
Se você ainda não encontrou uma atividade física que te motive todos os dias, certamente é porque ainda não experimentou todas.
Outras notícias sobre bem-estar, além de dicas para ter uma vida mais saudável, acesse aqui.
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.