Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Emirates transformou seus antigos outdoors na África do Sul em centenas de sacolas reutilizáveis. Para divulgar a mensagem de sustentabilidade e causar um impacto positivo nas comunidades locais, os painéis publicitários coletados em toda a África do Sul ganharam uma vida nova e o material resistente PVC Flex foi reciclado para produzir mochilas escolares, que foram doadas aos alunos da Escola Primária Emfundisweni, em Alexandra.
No total, 517m² de material PVC Flex foram coletados e levados para Johanesburgo, onde o empresário Raymond Phiri, da Motion Bags em Soweto, foi contratado pela Emirates para desenhar e criar as mochilas e sacolas. Phiri e sua equipe, com o apoio da Just Bags, outra empresa local, ajudaram a realizar o projeto, criando 200 mochilas escolares e 125 sacolas de compras. “A mudança para um estilo de vida sustentável ganha mais importância a cada dia, então precisamos assumir um papel ativo na redução da nossa pegada de carbono e causar um impacto onde for possível”, disse Fouad Caunhye, gerente regional da Emirates África do Sul. “Este projeto tocou o meu coração, porque eu sei como é não ter uma mochila enquanto as outras crianças têm”, contou Phiri. Segundo ele, as mochilas são impermeáveis, muito fortes e resistentes. “Os alunos da 1ª série que receberem essas mochilas podem usá-las até a 7ª série”.
A Emirates tem promovido várias ações sustentáveis. Em 2017, começou a usar cobertores sustentáveis produzidos com garrafas plásticas 100% recicladas. A tecnologia patenteada ecoTHREAD™ permite produzir um cobertor com 28 garrafas plásticas recicladas. Estima-se que até o final de 2019, os cobertores de material reciclado da Emirates terão colaborado para retirar 88 milhões de garrafas plásticas dos aterros sanitários. Já no Centro de Engenharia da Emirates em Dubai, a companhia aérea usa uma técnica de lavagem a seco para limpar suas aeronaves, economizando milhões de litros de água a cada ano. Outra iniciativa é a instalação de um conjunto de painéis solares fotovoltaicos de um megawatt que geram mais de 1.800 megawatts-hora de eletricidade por ano. Isso corresponde a uma economia de 800 toneladas de emissões de dióxido de carbono.