No carnaval é comum ver as passistas sambarem a noite toda com saltos enormes sem perder o fôlego. Mas essa combinação pode ser perigosa e transformar a felicidade em dor. O sapato inapropriado pode afetar o eixo central, que oferece equilíbrio ao corpo. Os transtornos podem ir dos dedos do pé até a coluna lombar.
“Quando uma mulher utiliza um sapato de salto alto, altera eixo central porque força o posicionamento do pé para frente. Causando problemas para a articulação do tornozelo e do pé, calcanhar de Aquiles, que pode sofrer um encurtamento. Pode ocorrer uma lesão da cabeça da metatarso, o que ocasiona dor e calosidade no local. Como o pé fica constantemente inclinado, essa posição força a panturrilha, o que pode gerar uma tendinite. O uso do salto alto também força a lordose, que causa lesões na musculatura da região lombar, trazendo dores na coluna e até problemas no joelho. As mulheres que saem para sambar querem se divertir. É preciso ter consciência do tipo de calçado que irá utilizar, porque se por um lado o salto alto traz elegância, o sapato de salto baixo traz segurança e conforto. Ainda mais quando a idéia é sambar, o que exige coordenação, equilíbrio e ginga. A situação pode se agravar se o sapato tiver salto alto e bico fino, que aperta os dedos dos pés”, explica Dr. Rodrigo Freitas, ortopedista e especialista em medicina do esporte.
O médico aconselha o uso de salto alto somente para as mulheres que tiveram um preparo físico e que estão acostumadas ao ritmo intenso do carnaval.
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.