Curso online e gratuito de TI abre 40 vagas no Rio de Janeiro

Curso online e gratuito de TI abre 40 vagas no Rio de Janeiro

As inscrições para as novas turmas do Tech.Já, programa gratuito e online de capacitação profissional de Tecnologia da Informação (TI), oferecido pela BID Lab, Google e JA Brasil, foram prorrogadas até o dia 14 e as aulas começarão no fim de agosto.

A iniciativa é voltada a jovens entre 18 e 29 anos que concluíram o ensino médio na rede pública de educação e oferece 480 bolsas de estudo na maioria das regiões do Brasil, sendo 40 para moradores do Rio de Janeiro. Os interessados devem acessar https://jabrasil.org.br/ti.

Além de capacitação técnica, o curso, que terá duração de quatro meses, abrange tópicos para impulsionamento da carreira, como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego. Ao final, os jovens recebem um Certificado Profissional de Suporte de TI emitido pela Google juntamente com a Certificação JA Brasil. A partir desse momento, os alunos passam a fazer parte do banco de talentos das empresas colaboradoras com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

Para participar do programa, é preciso apresentar renda de até dois salários mínimos por pessoa da família. A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos sem o equipamento, dependendo da disponibilidade em cada localidade em que o curso é oferecido.

Pré-requisitos

Os candidatos não necessitam de nenhum conhecimento técnico na área ou experiência anterior, mas não podem estar trabalhando (em emprego formal – CLT, PJ, MEI e Jovem Aprendiz) e estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos). Além disso, os candidatos, que precisam morar no Rio de Janeiro, passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa de seleção, deverão frequentar a Semana Experimental do curso.

“Teremos uma turma de segunda à sexta, das 18h30 às 22h30, com aulas técnicas de TI e Soft Skills, que define as habilidades comportamentais. Para conseguir uma das 40 vagas, os jovens passam por um processo seletivo em três fases: verificação do perfil, análise de documentação e três aulas experimentais, nas quais eles têm contato com o conteúdo do curso”, diz Marília Bicalho, analista de Projetos da JA Rio de Janeiro.

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.