A Comlurb fechou o serviço de limpeza do Rock in Rio com um total de 378,9 toneladas de resíduos nos sete dias, sendo 228 toneladas de materiais potencialmente recicláveis e 150,9 toneladas de orgânicos. Somente na última noite de shows, no domingo, dia 11, foram 54,3 toneladas, somando as 35,8 toneladas dos potencialmente recicláveis com as 18,5 toneladas de orgânicos.
Cerca de 1 mil garis trabalharam na gestão de resíduos do festival, na parte interna, durante 24 horas, em parceria com a Steffen, empresa que atua no segmento de higiene, limpeza e suprimentos profissionais. Com uma Central de Higiene inédita, a Steffen contribuiu para a redução do descarte de embalagens plásticas no meio ambiente em até 200 vezes, além de diminuir o desperdício de água, de produtos, e de emissão de gases que seriam liberados com a logística de abastecimento necessária para a utilização de produtos tradicionais.
Para isso, a empresa entregou 80 embalagens que corresponderiam a até 8 mil se fossem produtos não profissionais, de pronto uso. Dessas, 50% foram utilizadas no primeiro final de semana na Cidade do Rock. São três funções químicas em uma só embalagem que desinfeta, limpa e odoriza o ambiente. “Nesta edição, trabalhamos em colaboração com diversas outras grandes empresas que estiveram no evento, contribuindo para entregar uma Cidade do Rock ainda mais limpa e sustentável”, explica Vicente Maia, CEO da empresa.