Cultura, alegria e cidadania para as crianças de uma comunidade carente de Pedro Carlos/Linha, nos arredores de Conservatória. É com este propósito que a cantora e empresária Juliana Maia vai inaugurar neste domingo, dia 18, às 11h, uma filial do Centro Cultural Juliana Maia. Na programação, uma grande festa para as crianças com muita brincadeira e atividades culturais. Tudo gratuito.
O objetivo da filial é ampliar os serviços do espaço às crianças, adolescentes e mulheres da região com capacitação do empreendedorismo feminino, aulas de dança, música, reforço escolar e artes em geral. Para marcar a inauguração, a orquestra Harmônicos de Conservatória, iniciativa do centro cultural e composta por crianças e adolescentes carentes do distrito, fará uma apresentação especial. “Acredito que esta nova filial será o marco de uma grande mudança para esta região de Pedro Carlos/Linha, o início de uma temporada de novas oportunidades, cultura e sorriso para as crianças, adolescentes e mulheres. É uma ação fundamental para combater a pobreza desta localidade”, comenta Juliana.
Sobre a Orquestra Harmônicos de Conservatória
A Orquestra Harmônicos de Conservatória leva o nome do distrito conhecido mundialmente como a “cidade da Seresta”, no município de Valença (RJ). Formado em 2018 por alunos do projeto Harmônicos de Conservatória, o projeto gratuito de música é realizado pelo Centro cultural Juliana Maia e vem desenvolvendo um trabalho pioneiro no município, sendo a primeira Orquestra infanto-juvenil da região.
Sob a regência do Maestro José Flávio e coordenação da artista Juliana Maia, a orquestra, que tem emocionado a plateia por onde se apresenta, é formada por crianças e jovens de 6 a 17 anos das comunidades e periferias rurais da região. Ao longo dos seus poucos anos de existência, já realizou diversos concertos. Em 2021, por exemplo, se apresentou em um dos principais teatros cariocas, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, representando Pixinguinha no Dia Nacional da Cultura. E em 2022 recebeu mais uma vez o convite para se apresentar pelo projeto “Boulevard de portas abertas”. Além disso, participou de diversos festivais e eventos da cidade, entre eles o 37º e 38º Encontro de seresteiros, a 2º Mostra Arte Sonora e o Natal Iluminado de Conservatória.