Museu do Amanhã lança exposição sobre o coração

Museu do Amanhã lança exposição sobre o coração

A partir de 13 de outubro, alinhada ao Congresso Mundial de Cardiologia que acontecerá no Rio de Janeiro de 13 a 15 de outubro, a exposição “S2 – Coração, Pulso da Vida”, realizada pelo Museu do Amanhã em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apresentará o coração como uma máquina de viver e sentir. Distribuída entre as áreas Coração, Bem-Viver e Sentir Junto, a mostra vai oferecer uma série de informações sobre o órgão vital, além de experiências imersivas. Entre os temas abordados, estarão a importância da saúde do coração, sua relação com a qualidade de vida, o impacto da desigualdade social nas doenças cardiovasculares, a relação entre saúde mental e saúde física e o que pode ser feito para garantir uma vida melhor.

“A exposição convida nosso público a desvendar os mistérios e as belezas do coração, em uma jornada que fala sobre o corpo humano e também sobre a construção dos amanhãs que desejamos: amanhãs com saúde, longevidade, bem-estar e qualidade de vida. E, acima de tudo, amanhãs em que nos sentimos vivos, pulsando com a vida e com o mundo”, destaca Bruna Baffa, diretora Geral do Museu do Amanhã.

João Fernando Monteiro Ferreira, presidente do Conselho Administrativo da SBC, complementa que realização do Congresso Mundial tornará o Brasil, por alguns dias, o centro global da cardiologia e esta exposição aproxima, por meio da arte, a ciência da população. “É um convite à sociedade a tomar consciência sobre a importância do coração em nossas vidas. Desta forma, criamos uma excelente oportunidade para que as pessoas sejam protagonistas na conquista da boa saúde e agentes na difusão de hábitos de vida mais saudáveis. Esta parceria com o Museu do Amanhã consolida a missão socioeducativa da SBC focada na conscientização sobre prevenção e fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, comenta Ferreira.

A primeira seção da mostra, chamada “Coração”, abordará os aspectos referentes ao interior do corpo humano, com foco principal na estrutura do coração, seu funcionamento e condições que podem o acometer. Desta forma, o público poderá se aproximar à fisiologia do coração e percebê-lo como um órgão que funciona em conexão com diversos outros. Por meio de uma experiência interativa, será possível ouvir e visualizar seu batimento cardíaco replicado no ambiente.

A área “Bem-Viver” evidenciará os aspectos sociais, comportamentais, econômicos, étnicos/raciais e ambientais que contribuem para escolhas individuais e expõem a complexidade de obter uma qualidade de vida dentro da construção social atual. Esse contexto revela a importância de um acompanhamento médico humanizado, multidisciplinar e individualizado, além de reforçar a necessidade de políticas públicas para a garantia do acesso à saúde.

Depois de ver, ouvir e ler sobre o papel do coração, o visitante finalizará sua experiência sentindo a potência deste órgão. A última seção “Sentir Junto” traduzirá, com uma intervenção audiovisual de poesia e dança, a sensação do que é estar vivo, estar presente no mundo, sentir alegrias e dores e compartilhar vivências. Também será possível ter acesso a outras perspectivas sobre bem-viver, bem como a abordagem do coração pela filosofia africana em um conteúdo produzido pelo filósofo Renato Noguera.

Como parte das programações alinhadas à exposição, o Museu do Amanhã realizará no dia 15 de outubro o Dia do Bem-Estar. Na ocasião, haverá um dia inteiro de atividades dentro e fora do Museu, para todas as idades, promovendo a prática do autocuidado e da qualidade de vida a partir da diversidade de corpos e expressões, além da troca de conhecimentos sobre saúde e longevidade. O dia começará com uma visita mediada de bicicleta pelo entorno do Museu em parceria com o Kit Livre e Transporte Ativo, oferecendo também bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência. A agenda também contará com uma aula de treinamento funcional, aula de yoga, uma roda de conversa sobre segurança alimentar e Oficina na Horta do Amanhã. Outras informações e ingressos em: museudoamanha.org.br/pt-br.

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.