Projeto promove capacitação profissional de mulheres da Cidade de Deus

Projeto promove capacitação profissional de mulheres da Cidade de Deus

A partir desta segunda-feira, dia 21, a Agência do Bem, em parceria com o Instituto Syn e o Shopping Metropolitano Barra (MET), dará início a oitava edição do projeto social Beirart. A iniciativa é voltada especialmente para mulheres da Cidade de Deus e tem como foco a capacitação profissional das alunas por meio de aulas de artesanato e empreendedorismo. O curso será realizado no Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (INPAR) e vai atender 45 mulheres da região e proximidades.

Com duração total de 14 meses, o Beirart oferece aulas semanais de vendas, empreendedorismo e confecção de artesanato, nas quais é utilizada a metodologia
de upcycling para reaproveitamento de todos os materiais na produção das peças. O curso é dividido em três turmas, sendo duas de nível básico e uma de nível avançado, e as oficinas são ministradas por diversas especialistas em artesanato sustentável e empreendedorismo. Ao final dessa edição, as alunas terão a oportunidade de expor e vender seus trabalhos artesanais em eventos que serão realizados no MET e na Cidade de Deus.

Para a gerente de Marketing do MET, Eliza Santos, participar da iniciativa é potencializar a melhoria da qualidade de vida de inúmeras famílias: “Abrir as portas do Met para uma ação que vai impactar social e profissionalmente a vida de tantas famílias da região que precisam desse estímulo é motivador. O shopping promove o reaproveitamento de resíduos há algum tempo e incluir nesta ação o empreendedorismo é muito gratificante. Também por isso, acreditamos que, em breve, todo o conhecimento proporcionado pelo projeto vai se materializar e trazer bons frutos para as participantes e suas famílias”, destaca Eliza.

Criado em 2008 na comunidade Beira Rio, em Vargem Grande, o Beirart já beneficiou mais de 300 mulheres ao longo das sete edições realizadas. Estimulando o empreendedorismo feminino, o projeto também ajuda na geração de renda das participantes: uma pesquisa realizada pela Agência do Bem estima que 6 a cada 10 mulheres que participaram do projeto, após a conclusão do curso, tiveram um incremento de 25% na renda familiar.

LEIA MAIS