A importância do propósito de vida da pessoa idosa

A importância do propósito de vida da pessoa idosa

Por: Cristina Cristovão Ribeiro. Fisioterapeuta e professora universitária. Doutora em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Presidente do Departamento de Gerontologia da Seccional do Paraná (gestão 2023/2025). Docente do curso de Fisioterapia do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz). Professora em cursos de pós-graduação na área de gerontologia. Pesquisadora da Rede Remobilize. É autora do livro ‘As oito premissas da fisioterapia gerontológica’ (2012). Instagram: @cristinaribeirogerontologia

A população brasileira está envelhecendo muito rápido. O censo do IBGE de 2022 revelou que o número de idosos vem crescendo no país e cada vez aumenta mais as necessidades para essa parcela da população. Pensando que as pessoas têm a chance de passar 1/3 da vida na fase da velhice – dos 60 aos 90 anos – o desafio é viver com qualidade e como utilizar, da melhor maneira possível, esse tempo de vida.

Se a cada ano cresce o número de idosos é importante se pensar em políticas de cuidados e políticas públicas que melhorem a qualidade de vida, já que esse crescimento vai gerar aumento de algumas doenças crônicas e neurodegenerativas, como as demências. O desafio hoje não é viver mais, é sim viver com qualidade, não basta acrescentar anos à vida e sim vida aos anos. Por isso é importante pensar em estratégias e variáveis que possam contribuir para esse ‘viver melhor’ e por isso é tão importante pensar no propósito de vida.

Mas o que é o propósito da vida? Ela é uma variável psicológica e que hoje está atrelado a muitas possibilidades e benefícios para a vida dos idosos. Quem tem propósito de vida cuida mais da saúde, se preserva mais, adere aos tratamentos de saúde com mais afinco. A pessoa passa a se sentir útil e produtiva. O propósito ajuda também a evitar doenças como a depressão.

O livro ‘Propósito de vida da pessoa idosa’ reúne artigos de vários especialistas em gerontologia – a ciência que estuda o idoso como um todo – de diferentes áreas de atuação dando um panorama dos estudos sobre o tema e também relatos de casos, que ilustram como a perspectiva do propósito de vida pode contribuir para a saúde física e mental dos pacientes com idade avançada.

Vale lembrar que as intervenções focadas na melhoria do propósito de vida de idosos podem contribuir para fortalecer as reservas neurológicas e cognitivas, o senso de controle e o senso de competência. Podem ser de grande valia para atenuar, postergar e diminuir o ritmo do declínio cognitivo e do desenvolvimento da morbidade e da incapacidade dos idosos.

Outro ponto importante são as pessoas que convivem com o idoso. Elas devem observar como ele se comporta. Ver se ele está feliz, se tem algo que o motive, algo que deseje – sonhos não envelhecem – às vezes ele tem um sonho que está meio adormecido e que agora tem possibilidade de realizar. É preciso estimular, perguntar e não achar que é normal da idade a pessoa ficar triste e não querer mais se envolver em reuniões familiares ou participar de encontros sociais. Isso pode ser sinal do início de uma depressão.

A família, os amigos e os vizinhos podem estimular os propósitos de vida dos idosos. Isto vai fazer com que ele volte a ter ‘brilho nos olhos’ e assim ter uma nova motivação e incentivo para viver bem e melhor.

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.