Alimentação pode auxiliar a manter o calor e a imunidade no frio

Alimentação pode auxiliar a manter o calor e a imunidade no frio

As baixas temperaturas exigem mais do metabolismo do corpo, que tende a acelerar para gerar calor no clima frio e seco. Com isso, a sensação de fome é mais constante nesse período e o organismo necessita de alimentos com teor calórico moderado, para manter a produção de energia; e ricos em nutrientes, para garantir a imunidade contra doenças típicas das estações mais geladas do ano. Especialistas recomendam cuidados na hora de montar um cardápio para conservar a saúde e fugir de opções gordurosas.

De acordo com a docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Flávia Santos, o aumento no apetite é considerado comum. “Em muitos casos, a falta de hidratação pode ser confundida com fome. Essa sensação é mais frequente e quando aparece pode significar que estamos desidratados”, alerta a professora. “Algumas doenças, como diabetes e hipertireoidismo, podem fazer o corpo ‘pedir comida’ com maior frequência”, afirma.

Para esta época do ano, a especialista recomenda as variedades de sopas e cremes com base em legumes e verduras e os carboidratos de boa qualidade, presentes na mandioca, na mandioquinha e na batata doce. “Os caldos quentes nutrem e reconfortam, mas o recomendado é optar por alimentos in natura, pois provocam saciedade”, aconselha. “Lembrando que comer de forma compulsiva pode gerar hábitos difíceis de serem eliminados. O recomendado é apostar em alimentos que provoquem saciedade, como proteínas e fibras”, recomenda.

Inserir gorduras de boa qualidade na dieta também é uma sugestão para aumentar a saciedade. Frutas da época, como o abacate, podem ser interessantes para o cardápio diário, e as oleaginosas, como as castanhas, as nozes e as amêndoas são ricas em vitamina E, capaz de reduzir as inflamações e aumentar a resistência contra infecções. “Alimentos ricos em gordura boa contribuem para a produção de alguns hormônios e são fonte de energia”, afirma Flávia.

Imunidade

O clima frio é propício para o surgimento de doenças típicas da temporada e a alimentação pode auxiliar na prevenção e combate desses problemas estacionais. Uma dieta com a inclusão de alho, gengibre ou mel, em doses moderadas, pode melhorar a imunidade. Esses ingredientes ajudam a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, contribuem para limpeza do muco das vias aéreas e reduzem o risco de inflamações, a proliferação de vírus e bactérias e o desenvolvimento de gripe ou resfriados.

Frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e devem ser consumidas diariamente. “Para ter mais disposição para o dia a dia é preciso cuidar do corpo e manter uma rotina alimentar saudável e procurar se manter ativo”, finaliza a docente da Anhanguera.

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.