Aplicativo promete reduzir o tempo dos trâmites judiciais

Aplicativo promete reduzir o tempo dos trâmites judiciais

Um aplicativo desenvolvido pelo Instituto Luiz Gouvêa promete agilizar os trâmites antecedentes das sentenças judiciárias, o que poderá resultar em economia de tempo e de gastos para os advogados e seus clientes. De acordo com o advogado Luiz Gouvêa, idealizador do JusJobs, processos que antes levavam cerca de dois a três anos, podem correr com muito mais agilidade, via app, auxiliando também a redução de processos no Judiciário. “Dependendo da causa os processos podem ser resolvidos entre três a seis meses”, afirma Gouvêa.

O especialista explica que, por meio do JusJobs, os advogados das partes estabelecem uma agenda própria de trabalho e convencionam praticar todos os atos processuais antecedentes de uma sentença judicial (artigos. 190/191, do CPC.), tais como inicial, contestação, réplica e provas. Uma vez completo, esse acervo documental será distribuído ao Juízo Competente para a sentença final. “Além de auxiliar os advogados e seus clientes, o JusJobs trará ainda uma contribuição aos juízes, que ganharão tempo para se dedicar ao exame das causas mais complexas”, ressalta Gouvêa.

O especialista complementa que as partes poderão acessar o histórico das movimentações, consultar todos os documentos juntados e outros detalhes do processo. “Tudo será feito nos estritos termos das leis vigentes no país, a curtíssimo prazo, de forma simples, com custos reduzidos e absoluta segurança jurídica”, afirma Gouvêa.

Nesta fase inaugural, a plataforma digital está voltada, inicialmente, a causas cíveis que versem sobre direitos disponíveis (a respeito dos quais são permitidos acordos convencionáveis livremente pelos interessados).Mais a frente, adianta Gouvêa, a plataforma poderá ser utilizada na resolução  de outras demandas como inventários, partilhas, divórcios, pensões alimentares e demais causas, inclusive as de interesse da União, Estados e Municípios, suas autarquias, empresas públicas e fundações. O app custa R$ 39,90 e está disponível em www.jusjobs.com.br.

LEIA MAIS