Campo Olímpico de Golfe: esporte, gastronomia, entretenimento e responsabilidade socioambiental

Campo Olímpico de Golfe: esporte, gastronomia, entretenimento e responsabilidade socioambiental

O Campo Olímpico de Golfe (COG), na Barra da Tijuca, está se transformando em um grande complexo que reúne gastronomia, entretenimento e lazer natural. O objetivo, afirma Carlos Favoreto, presidente do Campo Olímpico, é proporcionar experiências fantásticas, incluindo um importante viés social com os projetos Golfe Que Te Quero Golfe, que leva educação ambiental e um primeiro contato com o esporte aos alunos da rede pública, o Golfe Adaptado, com aulas gratuitas para pessoas com deficiência (PCDs), e o Fábrica de Campeões para crianças carentes da Cidade de Deus.

“O local tem uma história importante, pois abrigou a modalidade de golfe nos Jogos Olímpicos de 2016, esporte que retornou ao evento depois de uma ausência de 100 anos. O espaço é um dos poucos legados dos jogos na cidade e merece uma programação à altura que atraia o público de todas as classes sociais”, explica Favoreto.

Para se ter ideia, o COG é o primeiro e único campo olímpico do mundo e, além das aulas de golfe, o local conta com um restaurante, salão de festas com 1 mil metros quadrados e varandão deck debruçado sobre o campo, lounge bar, salão de beleza e uma loja profissional com souvenirs do esporte e do Rio. Junto com uma equipe de 250 profissionais altamente especializados, o presidente do COG fez um verdadeiro milagre nos cerca de dois milhões de metros quadrados de uma área degradada localizada bem no coração da Barra da Tijuca. “O complexo atrai golfistas do mundo todo e é considerado um santuário ecológico. É comum encontrar em suas áreas jacarés de papo amarelo tomando sol com seus filhotes à beira do lago, famílias inteiras de capivaras descansando nas trilhas ecológicas do campo e preguiças. Isso tudo em meio à flora nativa da região”, conta Favoreto.

Investindo no futuro

Por que não doarmos o que nos transborda do copo. Para quê guardar o que nos excede? Partindo desta reflexão, conheça mais detalhes sobre os três projetos sociais implementados por Carlos Favoreto no COG: 

Golfe Que Te Quero Golfe

Neste projeto, os alunos da rede pública assistem a palestras sobre educação ambiental para conhecer curiosidades sobre a fauna e a flora do lugar. Depois os estudantes têm uma iniciação ao golfe no próprio campo, dando as suas primeiras tacadas. Além destas atividades, cada escola planta uma muda no COG, acompanhada de um profissional da área. Ao final da visita, é oferecido um lanche a cada participante.

Golfe Adaptado

A iniciativa oferece aulas gratuitas de golfe para pessoas com deficiência (PCDs) todas as terças-feiras com profissional especializado em ensino de PCDs. A ideia é que o esporte estimule a atenção, a concentração, a coordenação motora e a sociabilidade de todos. Os alunos também participam de torneios exclusivos e são inseridos em campeonatos que acontecem no COG.

Fábrica de Campeões

O Fábrica de Campeões traz crianças carentes da Cidade de Deus, entre segunda e sexta-feira para terem aulas de golfe com um profissional do esporte. O objetivo é que o esporte estimule a atenção, a concentração, a coordenação motora, a sociabilidade e a assimilação de perda e ganho em um ambiente completamente novo e diferente de tudo o que já foi por eles vivenciado.

LEIA MAIS