O Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, vai promover oito bailes infantis a partir do dia 3 de fevereiro. Este ano, a programação carnavalesca será totalmente dedicada à diversão dos pequenos foliões, com atrações como oficinas de máscaras, acessórios e instrumentos musicais feitos com material reaproveitado. Tudo gratuito.
O primeiro baile (dia 3, às 10h) será comandado pelo Macatchula, personagem do músico Luis Carlinhos, com versões de músicas pop, clássicos da MPB e brincadeiras para os pequenos. No mesmo sábado, às 16h, haverá oficina de máscaras de bate-bola com o grupo Brilhetes de Anchieta, formado apenas por mulheres. No domingo (dia 4), os arte-educadores da instituição comandam a folia dos bebês, às 10h. Às 16h, o público que comparecer à oficina de acessórios carnavalescos de Martha Loureiro vai aprender a fazer adereços para os dias de festa.
No feriado do Carnaval, o Museu funcionará normalmente no sábado (10/2) e no domingo (11/2). Na segunda e terça de Carnaval, a instituição estará fechada à visitação. No fim de semana seguinte à folia, a festa continua. No sábado (17/12), às 10h, haverá o Bailinho do Samba do Pererê. No domingo (18/12), às 16h, o bloco da Orquestra Popular Céu na Terra, com marchinhas e músicas de carnaval tradicionais e um pernalta animando os pequenos foliões.
Proogramação
3/2 – Sábado
Das 10h às 12h – Bailinho Macatchula. O Bailinho Macatchula será um show especial de Luis Carlinhos, montado com arranjos musicais carnavalescos e banda ampliada. Junto com Diogo Gameiro, Ed Pinheiro e Ricardo Rito, Luis Carlinhos interpreta músicas pop, clássicos de Alceu Valença, Arnaldo Antunes, Moraes Moreira e outros nomes da MPB.
Das 16h às 17h – Oficina de máscaras de bate-bola – A atividade é comandada pelo grupo Brilhetes de Anchieta, formado apenas por mulheres.
4/2 – Domingo
Das 10h às 12h – Bailinho de Carnaval para bebês – Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.
Das 16h às 17h – Oficina Arcos Fantásticos – Martha Loureiro ensinará os participantes a construírem adereços carnavalescos utilizando fitas, flores, frutas, bonequinhos e personagens de histórias infantis.
10/2 – Sábado
Das 10h às 12h – Carnavalzinho do Violúdico – Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo comanda o sábado de Carnaval no Museu, com marchinhas, músicas autorais, coreografias e brincadeiras.
Das 16h às 17h – Oficina musical da Tia Gê – A cantora e atriz Georgeana Bonow, conhecida como Tia Gê, comanda a oficina de construção dos instrumentos com sucata. Ao final da atividade, os participantes formam uma bandinha rítmica de carnaval.
11/2 – Domingo
Das 10h às 12h – Bailinho de Carnaval para bebês. Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.
Das 16h às 17h – Bailinho do Cordão da Bola Laranja – Composto por músicos de sopro, trompetistas, trombonistas, saxofonistas, flautistas e percussionistas, o grupo de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, vai embalar os minifoliões com um repertório de marchinhas e sambas carnavalescos.
17/2 – Sábado
Das 10h às 12h – Bailinho do Samba do Pererê – Roda de samba dedicada às crianças. No repertório, brincadeiras e músicas da cultura popular brasileira. Durante 50 minutos, o público vai embarcar em um universo lúdico e criativo, com brincadeiras, músicas autorais e do cancioneiro popular infantil.
Das 16h às 17h – Dobraduras: máscaras e folia em papel – A artista carioca Juliana Valverde, conhecida como Juba, ensina a fazer máscaras de bichos em papel metalizado por meio de dobraduras, tendo como tema central o Carnaval e dialogando com o acervo do museu.
18/2 – Domingo
Das 10h às 12h – Bailinho de Carnaval para bebês – Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.
Das 16h às 17h – Orquestra Popular Céu na Terra – A Orquestra Popular Céu na Terra surgiu do renomado Bloco Carnavalesco Céu na Terra, que desde 2001 vem animando o Carnaval de rua no bairro de Santa Teresa. Formada em 2004, a Orquestra Popular Céu na Terra conta com um naipe de cinco sopros, violão de sete cordas, cavaquinho, dois cantores e três ritmistas. No repertório, marchinhas, sambas, frevos, maxixes. O bloco ainda conta com a presença de um pernalta para animar o público.
Todas as atividades são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na recepção do museu, 45 minutos antes de cada evento. Sujeito a lotação.