Casa na árvore é inspiração para projeto de brinquedoteca

Casa na árvore é inspiração para projeto de brinquedoteca

Qual criança nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Com piscina de bolinhas e cantinho da leitura em um único espaço, esse sonho de inúmeros meninos e meninas pode se tornar realidade, mesmo para quem não tem quintal.  Em 48m², o escritório Bivolt Interiores, comandado pelos designers Lorena Lopes e Marcus Trajano, criou a ‘Brinquedoteca Ao Vivo e A Cores’, espaço que faz parte da mostra Morar Mais, no Rio de Janeiro.

“Trouxemos o quintal para dentro de casa: de um teto imitando um céu estrelado a plantas por toda parte e parede de escalada, o ambiente é perfeito para promover a interatividade e ajudar no desenvolvimento da criançada, como a psicomotricidade”, explica Marcus.

A neuroarquitetura é o tema dessa edição da mostra carioca e a Brinquedoteca é uma ode aos sentidos: cores e texturas diversas se fazem presentes em cada metro quadrado, explorando os sentidos dos pequenos e dos adultos também.

“A nossa proposta foi criar um ambiente que fizesse com que as crianças deixassem de lado celulares, tablets e outros aparelhos e mergulhassem nesse mundo lúdico de brincadeiras e leituras”, conta Lorena. O uso de cores marcantes é algo que chama a atenção logo de início. As paredes receberam tons mais neutros e sóbrios, para que as cores ganhassem ainda mais destaque.

A sustentabilidade e a criatividade são outros pontos que chamam a atenção no espaço: macarrões de piscina criam uma espécie de cortina e canos de pvc, cortados e pintados pelos designers, atuam como nichos. O espaço conta, além da parte da brinquedoteca, com cozinha e banheiro, dando a ideia de que os ambientes interligados ajudam, também, na independência da criança, encorajando os pequenos a criarem autonomia e confiança com pequenas tarefas, propícias à idade.

A mostra Morar Mais acontece até  dia 9 de outubro, na Avenida Niemeyer, 550, casa 10, São Conrado.

LEIA MAIS