Como armazenar as sobras das ceias de Natal e ano novo

Como armazenar as sobras das ceias de Natal e ano novo

Preparar uma mesa farta é tradição nas festas de final de ano. Ao mesmo tempo, é preciso evitar o desperdício. Por isso, o congelamento de alimentos é uma boa opção para reutilizar as sobras. Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Edna Freignan, em geral, o congelamento retarda significativamente todos os processos químicos e microbiológicos que deterioram os alimentos. No entanto, ela alerta que congelar sobras é uma decisão delicada.

“O ideal é colocar à mesa apenas o que for ser consumido e guardar o restante na geladeira, aquecendo e usando, se necessário. Assim, se sobrar poderá ser congelado sem maiores riscos. Em geral quase todos os alimentos podem ser congelados. É importante realizar o congelamento de porções individuais ou familiares para uso em uma única refeição. Mas cuidado: não é recomendado congelar um alimento que tenha ficado exposto mais de 1h a temperatura ambiente”, explica Edna.

De acordo com a especialista, para o congelamento de refeições prontas há algumas condições que devem ser observadas. “A preparação pronta para ser congelada deve estar em condições adequadas de consumo, e para isso, entre outras coisas, é importante que o seu preparo siga as regras de higiene e que esse alimento não fique exposto à temperatura ambiente por mais de 1h após ser preparado. Também é preciso garantir que os utensílios utilizados estejam limpos e observar se o alimento já apresentava alguma contaminação anterior ao congelamento, assim é possível evitar intoxicação alimentar, com sintomas como vômito e diarreia”, orienta a nutricionista.

Edna diz ainda que a exceção são folhas cruas usadas no preparo de saladas, maionese, cremes à base de amido, creme de leite, ovo inteiro com casca – que não podem ser congelados. Também nunca se deve recongelar o alimento que foi descongelado. “Após o degelo os microrganismos começam a se multiplicar novamente. A porção pode ser descongelada na geladeira por 12h e depois aquecida no micro-ondas. Se for utilizar o fogão, o degelo pode ser feito direto no fogo”, orienta.

A nutricionista complementa que organização é um passo fundamental nesse processo e a validade do alimento congelado depende das características deste, podendo variar de 1 a 12 meses. “Lembrando que todo produto congelado deve ter uma etiqueta de identificação com nome, data do congelamento e data de validade”, sugere.

Confira algumas dicas de tempo para conservação dos alimentos no congelador.

Frutas oleaginosas – 12 meses

Bolo simples – 6 meses

Bolo recheado – 1 mês

Pernil – 2 meses

Tender – 4 meses

Chantilly – de 2 a 4 meses

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.