Quer saber como investir em renda fixa para começar a multiplicar seu dinheiro? A fintech Neon elaborou uma lista de sugestões para começar com o pé direito, pois essa é a categoria de investimentos com menor risco para o investidor iniciante, além de oferecer diversas opções de rentabilidade e liquidez. Na renda fixa, você encontra títulos e aplicações para manter sua reserva de emergência, atingir objetivos financeiros e preservar seu patrimônio sem abrir mão dos rendimentos.
O que é renda fixa?
Basicamente, a renda fixa é composta por títulos e aplicações que têm sua rentabilidade conhecida no momento da aplicação. Em alguns casos, é possível saber exatamente quanto você vai receber no final do investimento, como nos títulos prefixados. Em outros, você não tem o valor exato, mas pode acompanhar a evolução da rentabilidade a partir de um índice de referência, como CDI ou IPCA.
Por isso, a renda fixa é considerada a categoria de investimentos mais segura, uma vez que o investidor tem previsibilidade sobre o retorno. Do outro lado, está a renda variável, que abrange ativos de risco mais alto e expostos à volatilidade do mercado, como ações, opções e fundos imobiliários.
Tipos de rentabilidade na renda fixa
Há três tipos de rentabilidade na renda fixa:
Prefixada: rende uma taxa de juros fixa do início ao fim da aplicação (ex: 10% ao ano);
Pós-fixada: o rendimento é atrelado a um índice de mercado como CDI ou IPCA (Ex: 100% do CDI, variação do IPCA);
Híbrida: combina uma taxa prefixada com um indicador de mercado (ex: IPCA + 5% ao ano).
Como investir em renda fixa
Além disso, os títulos oferecem diferentes níveis de risco e de liquidez, ou seja, há várias alternativas para o dinheiro ser resgatado sem perdas. Para investir em renda fixa, é preciso contar com a intermediação de uma instituição financeira, como uma corretora de valores, um banco digital ou uma instituição de pagamentos.
Principais opções de renda fixa
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
O CDB é uma das opções mais populares devido à sua flexibilidade e praticidade. Comprar esse título equivale, de certa forma, a emprestar dinheiro ao banco, recebendo, em troca, rendimentos em forma de taxa de juros.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é o programa de títulos públicos do governo federal. Qualquer pessoa pode investir nos títulos do governo com garantia do próprio Tesouro Nacional. Entre as opções, destacam-se o Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA e Tesouro Renda Aposentadoria Extra.
LCI e LCA
LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são investimentos de renda fixa atrelados ao setor imobiliário e ao agronegócio. A principal vantagem desses títulos é a isenção de Imposto de Renda.
Como começar a investir?
Conhecer as opções de renda fixa é o primeiro passo. Se você pretende se tornar um investidor, deve abrir uma conta em uma instituição financeira que ofereça investimentos. Escolha uma instituição, como bancos digitais ou corretoras de valores, e identifique seu perfil de investidor.
Perfis de investidor
Os investidores se dividem entre:
Conservadores: priorizam a preservação do patrimônio e buscam ganhos moderados a longo prazo, sem correr grandes riscos;
Moderados: têm experiência no mercado e alocam uma pequena parte do capital em aplicações mais arriscadas;
Arrojados: dispostos a correr maiores riscos para obter ganhos maiores, investindo mais em renda variável.
Dicas para investir em renda fixa
Depois de abrir sua conta e descobrir seu perfil de investidor, você pode navegar entre as opções de investimentos de renda fixa no aplicativo da instituição financeira. Verifique o prazo de liquidação, valor do investimento mínimo e prazo de vencimento no momento da aplicação.
É seguro investir em renda fixa?
Sim, investir em renda fixa é seguro. CDBs e Letras de Crédito são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura R$ 250 mil por CPF em caso de falência do credor. Já o Tesouro Direto tem a garantia do governo federal, oferecendo um alto nível de segurança.
Leia também: Os 5 passos para sair do sufoco financeiro