Quais atributos são mais importantes para os responsáveis em busca de uma nova escola para seus filhos? Quais as vantagens de uma escola internacional em relação à bilíngue? Como uma família recém-chegada ao país pode garantir que as crianças continuem a estudar seguindo o calendário com o qual estavam acostumadas, em uma língua que elas entendam? Esses são alguns dos questionamentos que serão respondidos durante o EARJ Barra Open House, evento presencial que será realizado pela Escola Americana do Rio de Janeiro na unidade da Barra da Tijuca. O encontro será no próximo dia 6 de novembro, sábado, mediante cadastro prévio pelo link www.earj.com.br/open-house.
O evento é voltado aos responsáveis por crianças de até cinco anos de idade e inclui uma apresentação dinâmica sobre os primeiros anos escolares, com um tour pelo campus e a oportunidade de tirar dúvidas com a liderança e o time de admissões. Os tópicos selecionados vão cobrir temas como o curriculum escolar, o programa de aconselhamento emocional, atividades extras e esportes.
A grande novidade é a candidatura da escola para se tornar uma Full IB School – um programa altamente valorizado internacionalmente – estendendo o curriculum para os alunos do Lower School (Primary Years Programme – PYP) e do Middle School (Middle Years Programme – MYP). A instituição oferece desde 1982 o IB Diploma, que abrange alunos dos últimos dois anos escolares (11th e 12th grades). Entre os diferenciais do programa, por exemplo, estão a abordagem diferenciada ao ensino, uma visão mais integrada entre conceitos teóricos e práticos, além de disciplinas diferenciadas, muitas exigidas como pré-requisitos de universidades estrangeiras. “Teremos um ano muito animador pela frente, enquanto trabalhamos para elaborar as políticas, procedimentos e práticas necessárias para garantir que o PYP seja implementado na EARJ da forma mais eficiente possível. Um dos aspectos mais importantes dessa jornada é ajudar pais e estudantes a se familiarizar com o PYP e entender por que o programa traz uma abordagem tão maravilhosa das habilidades fundamentais para o século 21”, explica Nigel Winnard, diretor-geral da instituição.
As vagas para o EARJ Open House serão limitadas e em função dos rígidos protocolos sanitários adotados pela instituição de ensino, os interessados terão que apresentar a caderneta de vacinação na entrada. No dia, será feita a aferição da temperatura corporal de todos e a divisão dos visitantes em grupos menores para a visita guiada pelas instalações, além da ampla oferta de álcool 70%. Após o evento, uma empresa especializada em sanitização fará a higienização meticulosa dos espaços.