Folclore e cultura popular na programação do Museu do Pontal

Folclore e cultura popular na programação do Museu do Pontal

Neste fim de semana, dias 12 e 13 de agosto, o Museu do Pontal terá espetáculo teatral para toda a família e uma Oficina de Cordel Cirandeiro. No sábado, às 16h, o Aiowè, pássaro infinito trará para o público uma encenação com influências da cultura indígena e afro-brasileira. Na história, dois amigos lembram as vivências do último pássaro na Terra. Já no domingo, às 16h, a poeta cearense Dalinha Catunda vai ministrar uma oficina de Cordel que pretende empolgar todos os participantes. Depois de ouvir a leitura de cordéis e entender o processo de criação deste gênero literário, o objetivo é que o grupo consiga criar um cordel coletivo. Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação completa de agosto:

12/8 – 16h – Aiowè, pássaro infinito

Espetáculo teatral para a família. Aiowè é o último canto do último pássaro na Terra. É a passagem e o encontro entre os tempos, a partir das memórias de dois amigos, que se entrecruzam com o pássaro.  O espetáculo nasceu de um projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Juliana Manhães, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e trabalha com influências indígenas e afro-brasileiras. Classificação Livre.

13/8 – 16h – Oficina do Cordel Cirandeiro de Dalinha Catunda

Dalinha Catunda, poetisa cearense radicada no Rio de Janeiro, tem mais de uma centena de cordéis publicados, alguns deles com temática infantil. Nesta oficina, ela vai ler cordéis, conversar sobre as regras desse tipo de literatura e, ao final, coordenar a criação de um cordel coletivo com os participantes.

19/8 – 16h – Piquenique Musical com Luis Carlinhos

Show com Luis Carlinhos e convidados.  No seu repertório, o músico canta, além das suas canções autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Além do show acontecem atividades de recreação para a criançada.

20/08 – 16h – Oficina de confecção de personagens

Com a costureira, bordadeira e educadora popular Martha Loureiro , os participantes desta oficina serão estimulados a criar personagens de pano, definindo roupas e características.

26 e 27/8 – Céu de pipas no Museu do Pontal

Oficina de confecção de pipas; revoada de pipas confeccionadas pelas crianças e de pipeiros convidados; brincadeiras coletivas; atividade para bebês; lançamento do livro de Max Fonseca Cardoso, bicampeão mundial de pipas artísticas, em 2004, na Índia, e em 2008, na França.

O Museu do Pontal fica na Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).

LEIA MAIS