Gastronomia funcional afetiva para o público sênior

Gastronomia funcional afetiva para o público sênior

Diversos estudos já comprovaram a relação direta dos hábitos alimentares com a saúde. Para os idosos, a alimentação tem um papel ainda mais relevante. O coração precisa de cuidados extras, a pele de uma ajuda para cicatrizar, manter o peso pode ser ainda mais difícil e perdas óssea e muscular são uma constante. Uma alimentação direcionada contribui para amenizar efeitos provocados pela idade. Além de ser saudável, a gastronomia funcional também pode ser saborosa e afetiva, trazendo lembranças.

Pensando em proporcionar prazer e nutrição adequada, um trabalho pioneiro está sendo feito para atender as necessidades específicas desse público. O chef Reinhard Pfeiffer, especialista em gastronomia funcional, desenvolveu um cardápio exclusivo para os moradores do Elissa Village, um residencial para idosos especializado em longevidade, localizado perto de Curitiba. O menu combina a cozinha mediterrânea, considerada a mais saudável do mundo, com a milenar cozinha indiana Ayurveda. “Juntas, eu associo essas duas culinárias à gastronomia funcional, que potencializa a biodisponibilidade dos alimentos em suas combinações e minimizam os impactos de alguns alimentos no organismo”, explica. Hoje com 40 anos, o catarinense Reinhard foi chef de um dos mais conceituados spas do mundo, criou o primeiro festival de comida sustentável em Curitiba, é professor na escola de gastronomia do Centro Europeu e coordenador da pós-graduação de Gastronomia Funcional da Univille em Joinville, além de autor de dois livros premiados. É toda essa experiência que ele traz ao assinar o cardápio do Elissa Village.

No menu personalizado estão comidas para blindar o coração como frutas vermelhas e roxas, e as gorduras boas do azeite de oliva e abacate. A hidratação é feita à base de chás variados e alimentos ricos em água. Para ajudar na cicatrização e combater doenças respiratórias, muitas frutas com vitamina C. Pratos com muitas fibras são essenciais para a boa digestão e manutenção do peso. O combate às artrites e hipertensão é feito com alimentos fonte de ômega 3. Contra a perda óssea e muscular, estão fontes vegetais de cálcio, minerais, vitaminas, pescados, nozes e “superfoods” como a quinoa e os vegetais escuros.

“A gastronomia funcional afetiva é um conceito em que o saudável também pode remeter àquela comida que dá aconchego — o comfort food — e trazer doces lembranças da nossa casa e infância”, conta Pfeiffer. Com alimentos orgânicos, os que vêm da terra (plant based), o objetivo do mix do chef é desmistificar que comida saudável é sem sabor e, ao mesmo tempo, capaz de prevenir ou combater doenças que impedem a longevidade.
As criações de Reinhard para o Elissa Village contam com diversos aliados. Desde a criação de uma horta própria no Elissa para garantir a qualidade dos ingredientes, até a utilização de ervas e flores comestíveis, plantas alimentícias não convencionais (PANC). O empreendimento também contará com jardim de meles de abelhas nativas brasileiras e fornecimento de frutas e legumes que será feito pela rede de agricultores locais.

Longevidade no Brasil

A população idosa no Brasil cresceu 26% em seis anos, segundo pesquisa do IBGE. A mesma pesquisa mostra ainda que a população de até 13 anos recuou 6%. Hoje, são mais de 29 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, e a expectativa até 2060 é que este número suba para 73 milhões — um aumento de 160%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), diabetes, câncer e doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo. Dados do Ministério da Saúde de 2018 apontam que 39,5% dos idosos possuem alguma doença crônica e quase 30% possuem duas ou mais. Os números são do Estudo Longitudinal de Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi), uma rede internacional de pesquisa sobre o envelhecimento.

 

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.