Marchinhas e muitas brincadeiras no Museu do Pontal

Marchinhas e muitas brincadeiras no Museu do Pontal

O carnaval no Museu do Pontal terá muitas atrações gratuitas para toda a família. Neste sábado, dia 10, o espaço vai promover o Carnavalzinho do Violúdico, das 10h às 12h, com marchinhas, coreografias e brincadeiras. No mesmo dia, às 16h, a Oficina da Tia Gê ensinará os participantes a confeccionar instrumentos com material reaproveitado. No fim, todos vão formar uma bandinha. Já no domingo, dia 11, as atividades serão o Bebês no Museu do Pontal – Especial de Carnaval, às 10h, e, às 16h, o Bailinho do Cordão da Bola Laranja, com músicos de sopro, trompetistas, trombonistas, saxofonistas, flautistas e percussionistas. Os bailes terão duas horas de duração.

O Museu do Pontal funcionará normalmente no sábado (10/2) e no domingo (11/2). Na segunda e terça de Carnaval, a instituição estará fechada à visitação. No fim de semana seguinte à folia, a festa continuará. No sábado (17/2), às 10h, haverá o Bailinho do Samba do Pererê. No domingo (18/2), às 16h, será o vez do bloco da Orquestra Popular Céu na Terra, com marchinhas e músicas de carnaval tradicionais e um pernalta animando os pequenos foliões.

Programação:

10/2 – Sábado

Das 10h às 12h – Carnavalzinho do Violúdico – Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo comanda o sábado de Carnaval no Museu, com marchinhas, músicas autorais, coreografias e brincadeiras.

Das 16h às 17h – Oficina musical da Tia Gê – A cantora e atriz Georgeana Bonow, conhecida como Tia Gê, comanda a oficina de construção dos instrumentos com sucata. Ao final da atividade, os participantes formam uma bandinha rítmica de carnaval.

11/2 – Domingo

Das 10h às 12h – Bebês no Museu do Pontal – Especial de Carnaval. Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.

Das 16h às 17h – Bailinho do Cordão da Bola Laranja – Composto por músicos de sopro, trompetistas, trombonistas, saxofonistas, flautistas e percussionistas, o grupo de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, vai embalar os minifoliões com um repertório de marchinhas e sambas carnavalescos.

17/2 – Sábado

Das 10h às 12h – Bailinho do Samba do Pererê – Roda de samba dedicada às crianças. No repertório, brincadeiras e músicas da cultura popular brasileira. Durante 50 minutos, o público vai embarcar em um universo lúdico e criativo, com brincadeiras, músicas autorais e do cancioneiro popular infantil.

Das 16h às 17h – Dobraduras: máscaras e folia em papel – A artista carioca Juliana Valverde, conhecida como Juba, ensina a fazer máscaras de bichos em papel metalizado por meio de dobraduras, tendo como tema central o Carnaval e dialogando com o acervo do museu.

18/2 – Domingo

Das 10h às 12h – Bebês no Museu do Pontal – Especial de Carnaval – Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.

Das 16h às 17h – Orquestra Popular Céu na Terra – A Orquestra Popular Céu na Terra surgiu do renomado Bloco Carnavalesco Céu na Terra, que desde 2001 vem animando o Carnaval de rua no bairro de Santa Teresa. Formada em 2004, a Orquestra Popular Céu na Terra conta com um naipe de cinco sopros, violão de sete cordas, cavaquinho, dois cantores e três ritmistas. No repertório, marchinhas, sambas, frevos, maxixes. O bloco ainda conta com a presença de um pernalta para animar o público.

Todas as atividades são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na recepção do museu, 45 minutos antes de cada evento. Sujeito a lotação.

Endereço: Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.

Horário: Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).

museudopontal.org.br/

Sobre o Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

O Museu do Pontal abriga ainda a cafeteria Divino Café e a loja de arte popular brasileira GIM Galeria Imaginária, com obras e peças de design de artistas populares contemporâneos.

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.