Para celebrar o Mês da Mulher, o Via Parque e Recreio Shopping, do grupo Aliansce Sonae + brMalls, promoverão uma série de iniciativas que propõem uma reflexão sobre o Empoderamento Feminino. Esta é a quinta edição do projeto EmpoderaEla, que promete engajar clientes, parceiros e lojistas nas relevantes discussões sobre o desenvolvimento profissional das mulheres na área do empreendedorismo.
No Recreio Shopping, até o dia 31 de março, empreendedoras cariocas de diversos segmentos vão expor seus trabalhos na loja colaborativa Empodera Ela, como Banho é bom, Dona Crocheteira, Si Mussalem Brigaderia, Menina Lima Papelaria e Luana Casares Acessórios. No 1º piso, o espaço aberto ao público está decorado com obras da artista plástica Nise @letras.da.nise, que faz ilustrações em giz pastel. Em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, o empreendimento vai promover uma palestra gratuita com a presidente da Amebras Célia Domingues no dia 7 de março, às 14h, sobre empreendedorismo feminino. A ação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local.
Os clientes serão surpreendidos ainda com intervenções artísticas no boulevard externo com a caligrafista Isabella Rocha (@_bellarte.lettering), no dia 8 de março. A artista escreverá frases de afeto, carinho, autocuidado e amor em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que serão distribuídas para as visitantes. Tudo isso ao som da sanfonista Paloma Ronai (@palombrito) encantando o público com sua música.
Já no Via Parque Shopping acontecerá uma feira de empreendedorismo feminino em parceria com um dos maiores grupos maternos do Brasil: o Amor de Mãe. Diferentes mulheres empreendedoras, que moram na região, vão expor seus produtos e trabalhos diariamente até o dia 12 de março, das 12h às 20h. O evento acontecerá no 2º piso, próximo à Leader e a entrada é gratuita. Na feira, os clientes vão encontrar estandes de diversos produtos produzidos pelas mulheres, como artesanato, doces gourmet, roupas, acessórios e muito mais.
Além disso, em parceria com o Sebrae, o Via Parque Shopping terá um ponto de consultoria para tirar dúvidas sobre MEI (Microempreendedor individual) com especialistas da entidade de Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. As sessões acontecerão no 2º piso, nos dias 6 e 10 de março, das 15h às 17h. O público poderá ainda participar da oficina de Marketing Digital com foco em aumento de vendas pelo Instagram, no dia 10/03. O objetivo do workshop é capacitar os participantes a compreender a mídia, a importância do planejamento e utilizá-lo em estratégias de comunicação.
“Durante a campanha desse ano, teremos iniciativas focadas na capacitação das mulheres que já têm um negócio ou para quem deseja empreender. Além de fortalecer o empoderamento feminino, queremos dar visibilidade para o trabalho de mulheres batalhadoras e suas conquistas na sociedade”, diz Helayne Barbosa, gerente de Marketing do Via Parque Shopping.
Parceria com o Sebrae
Além das ativações no Via Parque e Recreio Shopping, haverá uma página especialmente desenvolvida para a campanha nos hotsites dos shoppings onde serão divulgados também os contatos das empreendedoras locais participantes das atividades, proporcionando mais um canal de exposição.
Este ano, foi firmada ainda uma parceria entre o Sebrae e os shoppings para viabilizar e oferecer capacitação para as empreendedoras ou futuras empreendedoras, permitindo que elas desenvolvam, iniciem e evoluam com os seus próprios negócios. Por meio dessa parceria, os shoppings disponibilizarão o curso on-line gratuito Empreendedorismo de Sucesso do Sebrae que conta com 7 módulos imersivos em negócios, onde são abordados temas como processo criativo, modelagem de negócios, passos iniciais para uma empresa, e mentalidades e práticas empreendedoras. O link para inscrição no curso on-line estará disponível na página da campanha nos sites dos shoppings, com direito a certificado mediante conclusão do curso. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de março, e o curso poderá ser concluído até o fim de agosto.
“A mulher se adapta às mudanças com mais facilidade e muitas vezes têm dupla jornada de trabalho. Elas empreendem e buscam equilibrar com maestria tudo o que fazem. São resilientes e mesmo com as várias demandas do dia, buscam se aperfeiçoar e aprendem o tempo todo. São as maiores consumidoras dos produtos do Sebrae. Elas entendem que capacitações são diferenciais para o amadurecimento das suas empresas. Essa parceria com Aliansce Sonae + brMalls é muito importante para trazer aprendizados e criar networking entre as mulheres empreendedoras do país”, reforça a gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento Digital do Sebrae Rio, Débora Finamore.