Museu do Pontal em clima de verão com atividades gratuitas

Museu do Pontal em clima de verão com atividades gratuitas

A dica para aproveitar as férias de verão com a garotada é conferir as atividades gratuitas do Museu do Pontal. Entre os dias 11 e 28 de janeiro, estão programadas oficinas de arte e educação ambiental, contação de histórias, espetáculos e muita brincadeira ao ar livre. As Férias no Museu do Pontal acontecem de quinta a domingo.

Às quintas e sextas, as brincadeiras ficam por conta dos arte-educadores do Museu e dos educadores ambientais do Instituto Moleque Mateiro. Eles organizam caças ao tesouro, exploração de horta sensorial, oficinas de argila e de fabricação de brinquedos populares, como corrupios e cinco-marias. Para finalizar as atividades e todo mundo voltar para casa limpinho, tem banho de mangueira no jardim.

Aos sábados e domingos a programação também está caprichada. Além de oficinas diversas, acontecem espetáculos e contações de histórias. No dia 13, a partir das 15h30, o cantor e compositor Luis Carlinhos retorna ao Museu para mais uma edição do divertido show Piquenique Musical.

Outros sucessos da programação do Museu do Pontal voltam nessas férias, como o mirabolante Homem Bola e a Oficina de Construção de brinquedos populares do artista popular Getúlio, famoso pelas reproduções do bondinho de Santa Teresa e pelas esculturas feitas com sucata. As duas atrações acontecem no sábado, dia 20 de janeiro, às 10h e às 16h.

Confira a programação:

11/1 – Quinta-feira

Das 10h às 12h – Oficina com Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental: Caça ao tesouro + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: miniparaquedas + jogo coletivo.

12/1 – Sexta-feira

Das 10h às 12h – Oficina de tintas naturais com Moleque Mateiro + Jogo da água + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: oficina de Cinco -Marias + jogo coletivo.

18/1 – Quinta-feira

Das 10h às 12h – Exploração sensorial na horta com atividades e brincadeiras + Atividade de manejo na horta + Arte com textura das plantas + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Currupios + jogo coletivo.

19/1 – Sexta-feira

Das 10h às 12h – Oficina de exploração dos sedimentos + Oficina de arte com argila + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Peteca + jogo coletivo.

25/1 – Quinta-feira

Das 10h às 12h – Jogo da memória com o tema da Baía de Guanabara e seus animais em perigo de extinção + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Caminhão com caixa de fósforo + jogo coletivo.

26/1 – Sexta-feira

Das 10h às 12h – Oficinas com Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental – Caça ao tesouro + oficina surpresa + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Roi Roi (Brinquedo instrumental oriundo do nordeste brasileiro) + jogo coletivo.

Programação dos fins de semana:

13/1 – O Rio pelas lentes da infância

Sáb, 10h – A equipe da escola Pedra da Gávea desenvolve a atividade “O Rio pelas lentes da infância”. O intuito é criar contextos planejados para o livre brincar, inspirados nos encantos da Cidade Maravilhosa: céu, mar, floresta e poesia. O que mais o Rio tem? Como era ontem, como é agora e como as nossas ações podem impactar no futuro? Uma imersão cultural, resgatando raízes e referências históricas. Projeções, contextos artísticos, vivências musicais, narrativas e muitas outras oportunidades de fazer novas descobertas.

13/1 – Piquenique Musical

Sáb, 15h30 – O show de música conta com a presença de convidados a cada edição. No seu repertório, o músico Luis Carlinhos canta, além das suas músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Além do show, acontecem atividades de recreação para a criançada.

14/1 – Travessuras Bordadas

Dom, às 16h – Contação de histórias com 45 minutos de duração. Nesta sessão para toda a família a narradora peruana, Rosana Reátegui do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, revelará com retalhos e texturas a poesia “Quando as montanhas conversam” da autora Gloria Kirinus.

20/1 

Sáb, às 10h – Construção de brinquedos populares com sucata.

Oficina de produção de brinquedos populares, produzidos a partir do reaproveitamento de materiais reciclados do lixo. A atividade é ministrada pelo artista plástico Getúlio Damado, criador do Atelier Chamego Bonzolândia, localizado, há 38 anos, em Santa Teresa. Classificação: Acima de 5 anos.

Sáb, às 16h – O Mirabolante Homem Bola

O espetáculo, idealizado pelo artista Horácio Storani, proporciona um jogo entre o palhaço e a platéia. Entre números de equilibrismo, excentricidade musical e charlatanismo, o Mirabolante Homem Bola culmina com a hilariante fusão entre um homem em colante e um balão de proporções fora do comum.

21/1

Dom, às 16h – Música de Brincar

A oficina Música de Brincar, conduzida por Bebel Nicioli (Brincadeiras Musicais) e Julia Ludolf (Jubarte), propõe uma vivência para crianças e famílias que as aproximem da grandeza da expressão musical e de suas múltiplas possibilidades. Durante a oficina, são propostas atividades musicais e artísticas criativas que valorizam o brincar na aprendizagem da criança.

27/1

Sáb, às 10h – Oficina de Histórias em Quadrinhos

Um dos tipos de arte mais apaixonantes do mundo é a História em Quadrinhos. Que tal aprender a fazer? A oficina é desenvolvida pelo escritor, músico e artista visual Gabriel Billy.

Sáb, 16h – Exposição Jardim dos Ventos e Oficina de Cata-ventos

A exposição acontecerá nos Jardim do Museu do Pontal, das 10 às 17h, e consiste na apresentação de cata-ventos, alguns sonoros, feitos com materiais reaproveitável que giram com o uso da energia eólica. Já a Oficina de Cata-ventos terá duas horas de duração e utilizará materiais reaproveitáveis também. A atividade é desenvolvida pelo pipeiro Max da Fonseca Cardoso. Participação livre.

28/1

Dom, às 16h – Espetáculo Solo Protocolo

Ricardo Gadelha é o Palhaço Protocolo, um artista multilinguagem que cria improvisações. O espetáculo Solo Protocolo busca, através da conexão estreita entre o artista e o espectador, estabelecer uma atmosfera de jogo, entusiasmo e troca.

Atividades Fixas

Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h.

Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.

Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu. Durante as férias, a atividade acontece também às quintas e sextas nos mesmos horários.

Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu. Durante as férias, a atividade acontece também às quintas e sextas nos mesmos horários.

Museu do Pontal

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/.

LEIA MAIS