Museu do Pontal em clima de verão com atividades gratuitas

Museu do Pontal em clima de verão com atividades gratuitas

A dica para aproveitar as férias de verão com a garotada é conferir as atividades gratuitas do Museu do Pontal. Entre os dias 11 e 28 de janeiro, estão programadas oficinas de arte e educação ambiental, contação de histórias, espetáculos e muita brincadeira ao ar livre. As Férias no Museu do Pontal acontecem de quinta a domingo.

Às quintas e sextas, as brincadeiras ficam por conta dos arte-educadores do Museu e dos educadores ambientais do Instituto Moleque Mateiro. Eles organizam caças ao tesouro, exploração de horta sensorial, oficinas de argila e de fabricação de brinquedos populares, como corrupios e cinco-marias. Para finalizar as atividades e todo mundo voltar para casa limpinho, tem banho de mangueira no jardim.

Aos sábados e domingos a programação também está caprichada. Além de oficinas diversas, acontecem espetáculos e contações de histórias. No dia 13, a partir das 15h30, o cantor e compositor Luis Carlinhos retorna ao Museu para mais uma edição do divertido show Piquenique Musical.

Outros sucessos da programação do Museu do Pontal voltam nessas férias, como o mirabolante Homem Bola e a Oficina de Construção de brinquedos populares do artista popular Getúlio, famoso pelas reproduções do bondinho de Santa Teresa e pelas esculturas feitas com sucata. As duas atrações acontecem no sábado, dia 20 de janeiro, às 10h e às 16h.

Confira a programação:

11/1 – Quinta-feira

Das 10h às 12h – Oficina com Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental: Caça ao tesouro + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: miniparaquedas + jogo coletivo.

12/1 – Sexta-feira

Das 10h às 12h – Oficina de tintas naturais com Moleque Mateiro + Jogo da água + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: oficina de Cinco -Marias + jogo coletivo.

18/1 – Quinta-feira

Das 10h às 12h – Exploração sensorial na horta com atividades e brincadeiras + Atividade de manejo na horta + Arte com textura das plantas + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Currupios + jogo coletivo.

19/1 – Sexta-feira

Das 10h às 12h – Oficina de exploração dos sedimentos + Oficina de arte com argila + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Peteca + jogo coletivo.

25/1 – Quinta-feira

Das 10h às 12h – Jogo da memória com o tema da Baía de Guanabara e seus animais em perigo de extinção + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Caminhão com caixa de fósforo + jogo coletivo.

26/1 – Sexta-feira

Das 10h às 12h – Oficinas com Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental – Caça ao tesouro + oficina surpresa + Banho de mangueira e tobogã.

Das 16h às 18h – Brincadeiras com os arte-educadores do museu: Oficina de Roi Roi (Brinquedo instrumental oriundo do nordeste brasileiro) + jogo coletivo.

Programação dos fins de semana:

13/1 – O Rio pelas lentes da infância

Sáb, 10h – A equipe da escola Pedra da Gávea desenvolve a atividade “O Rio pelas lentes da infância”. O intuito é criar contextos planejados para o livre brincar, inspirados nos encantos da Cidade Maravilhosa: céu, mar, floresta e poesia. O que mais o Rio tem? Como era ontem, como é agora e como as nossas ações podem impactar no futuro? Uma imersão cultural, resgatando raízes e referências históricas. Projeções, contextos artísticos, vivências musicais, narrativas e muitas outras oportunidades de fazer novas descobertas.

13/1 – Piquenique Musical

Sáb, 15h30 – O show de música conta com a presença de convidados a cada edição. No seu repertório, o músico Luis Carlinhos canta, além das suas músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Além do show, acontecem atividades de recreação para a criançada.

14/1 – Travessuras Bordadas

Dom, às 16h – Contação de histórias com 45 minutos de duração. Nesta sessão para toda a família a narradora peruana, Rosana Reátegui do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, revelará com retalhos e texturas a poesia “Quando as montanhas conversam” da autora Gloria Kirinus.

20/1 

Sáb, às 10h – Construção de brinquedos populares com sucata.

Oficina de produção de brinquedos populares, produzidos a partir do reaproveitamento de materiais reciclados do lixo. A atividade é ministrada pelo artista plástico Getúlio Damado, criador do Atelier Chamego Bonzolândia, localizado, há 38 anos, em Santa Teresa. Classificação: Acima de 5 anos.

Sáb, às 16h – O Mirabolante Homem Bola

O espetáculo, idealizado pelo artista Horácio Storani, proporciona um jogo entre o palhaço e a platéia. Entre números de equilibrismo, excentricidade musical e charlatanismo, o Mirabolante Homem Bola culmina com a hilariante fusão entre um homem em colante e um balão de proporções fora do comum.

21/1

Dom, às 16h – Música de Brincar

A oficina Música de Brincar, conduzida por Bebel Nicioli (Brincadeiras Musicais) e Julia Ludolf (Jubarte), propõe uma vivência para crianças e famílias que as aproximem da grandeza da expressão musical e de suas múltiplas possibilidades. Durante a oficina, são propostas atividades musicais e artísticas criativas que valorizam o brincar na aprendizagem da criança.

27/1

Sáb, às 10h – Oficina de Histórias em Quadrinhos

Um dos tipos de arte mais apaixonantes do mundo é a História em Quadrinhos. Que tal aprender a fazer? A oficina é desenvolvida pelo escritor, músico e artista visual Gabriel Billy.

Sáb, 16h – Exposição Jardim dos Ventos e Oficina de Cata-ventos

A exposição acontecerá nos Jardim do Museu do Pontal, das 10 às 17h, e consiste na apresentação de cata-ventos, alguns sonoros, feitos com materiais reaproveitável que giram com o uso da energia eólica. Já a Oficina de Cata-ventos terá duas horas de duração e utilizará materiais reaproveitáveis também. A atividade é desenvolvida pelo pipeiro Max da Fonseca Cardoso. Participação livre.

28/1

Dom, às 16h – Espetáculo Solo Protocolo

Ricardo Gadelha é o Palhaço Protocolo, um artista multilinguagem que cria improvisações. O espetáculo Solo Protocolo busca, através da conexão estreita entre o artista e o espectador, estabelecer uma atmosfera de jogo, entusiasmo e troca.

Atividades Fixas

Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h.

Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.

Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu. Durante as férias, a atividade acontece também às quintas e sextas nos mesmos horários.

Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu. Durante as férias, a atividade acontece também às quintas e sextas nos mesmos horários.

Museu do Pontal

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/.

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.