Museu do Pontal promove live sobre criação artesanal no Oeste Baiano

Museu do Pontal promove live sobre criação artesanal no Oeste Baiano

O Museu do Pontal promove hoje, 27 de julho, às 18h, a live Criação Artesanal no Oeste Baiano.  A conversa reunirá as artesãs Maria Aparecida Araújo, a Cida, e sua filha Laura Inácia Araújo, a professora Jancileide Souza Santos e a antropóloga e diretora do Museu do Pontal, Angela Mascelani. O encontro, que será transmitido pelo canal da instituição no Youtube, faz parte do programa Arte e Cultura Popular em Rede, com apoio do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Para participar basta acessar www.youtube.com/watch?v=bQqJ-BtNbs8.

A live tem como objetivo entender e aprofundar o conhecimento sobre o trabalho artesanal nessa região, marcado por uma tradicional produção de louças de cerâmica, e que envolve comunidades de mulheres. A produção ajuda, ainda, a desenvolver a conscientização da preservação ambiental do entorno, de onde é retirada a matéria-prima para a produção das peças. Conheça um pouco de cada participante:

Jancileide Souza Santos

Natural da cidade de Salvador (Bahia), é bacharel em Museologia, doutora e mestra em História da Arte pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professora adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Sua pesquisa de doutoramento vincula arte, memória biocultural e ancestralidade com as relações raciais e de gênero.

Laura Inácia Araújo

Natural de Barra, município situado no Oeste baiano. Artesã, começou a mexer com o barro ainda quando criança, ao acompanhar o trabalho da mãe, a artesã Maria Aparecida dos Santos Araújo (Cida), na Associação de Cerâmica Nossa Senhora de Fátima. Para a artesã, a produção de cerâmica é um modo de sobrevivência e uma terapia, uma paixão herdada e passada de mãe para filha.

Maria Aparecida Araújo, a Cida (foto)

Nasceu no município de Barra, estudou até a quarta série do fundamental, casou-se aos 20 anos e teve seis filhos. É artesã desde os 24 anos e nunca teve outra profissão. O trabalho com o barro sempre foi uma fonte de renda para a sua família. Desenvolve seus trabalhos junto com outras artesãs e artesãos, na Associação Nossa Senhora de Fátima, importante núcleo de criação ceramista da região do Vale do São Francisco. Com o trabalho na associação, conseguiu sua independência financeira e hoje tem duas filhas trabalhando com ela.

Angela Mascelani

Diretora e curadora do Museu do Pontal. Doutora em Antropologia e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autora dos livros “O mundo da arte popular brasileira” e “Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha”. Curadora de dezenas de exposições no Brasil e no exterior, em instituições como SESC SP, Museo del Barro (Assunção, Paraguai) e LX Factory (Lisboa).

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.