A programação de maio contará com a presença de artistas da Zona Oeste, região da cidade onde o Museu do Pontal está. Em cada um dos fins de semana do mês, artistas e personalidades da região estarão se apresentando e/ou dividindo os seus saberes com o público. O mês de maio marca também o início da atividade lúdica direcionada para bebês. Todo sábado, às 10h, haverá Bebês no Museu do Pontal, uma roda para bebês com música, contação de história e movimentos, dentro do universo da cultura popular brasileira. Mas oficinas de grafite, dança do passinho e um piquenique musical prometem agitar o mês. Toda a programação é gratuita.
No sábado (13 de maio), às 16h, a ativista social Day Medeiros, de Santa Cruz, fará uma oficina de grafite. Além de saber mais sobre a história do grafite e suas peculiaridades, os participantes poderão experimentar a técnica. No domingo (14 de maio), Alissin, da Vila Kennedy, vai ensinar o passinho para os presentes. É para cair na dança e se divertir!
O Museu inaugurou no primeiro fim de semana de maio a mostra “Roxinha: Uma vida de novela”, que conta com 70 pinturas de Maria José Lisboa da Cruz, a Roxinha. Revelação na região da Ilha do Ferro, ela começou a produzir na maturidade e desenvolveu uma obra marcada pelas referências à TV e ao universo mágico das novelas, com suas apaixonantes histórias de amor.
Programação de maio
13 de maio
10h – Bebês no Museu do Pontal – Roda para Bebês com música, contação de história e movimentos, dentro do universo da cultura popular brasileira.
16h – Das ruas ao Museu – Oficina de Grafite com Day Medeiros. Os participantes vão saber sobre a história do Grafite, suas particularidades, e poderão experimentar a técnica.
14 de maio
16h – Oficina de dança do passinho com o dançarino da Vila Kennedy Alissin. Atividade para aprender passos, dançar e se divertir!
20 de maio
10h – Bebês no Museu do Pontal – Roda para Bebês com música, contação de história e movimentos, dentro do universo da cultura popular brasileira.
16h – Histórias do Quilombo Cafundá Astrogilda, em Vargem Grande, e oficina de pintura e desenho com a sustentabilidade como tema.
21 de maio
10h – Oficina com argila – A oficina começará com uma contação de histórias sobre o barro. Após a leitura, crianças e adultos poderão criar esculturas ou utilitários.
16h – Memórias e ervas medicinais com Alice Franco, do Quilombo Dona Bilina. Alice contará a história do quilombo e o uso de ervas na tradição quilombola.Os participantes conhecerão, ainda, o jardim sensorial do Museu do Pontal e detalhes sobre o plantio de ervas.
27 de maio
10h – Bebês no Museu do Pontal – Roda para Bebês com música, contação de história e movimentos, dentro do universo da cultura popular brasileira.
15h30m – Piquenique musical com show de Luis Carlinhos e convidados. No seu repertório, Luis Carlinhos canta, além de músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Haverá, ainda, atividades de recreação para as crianças.
28 de maio
16h – Oficina colorindo uma fantasia de Bate-Bola. Bruno Fernandes, líder da Turma Conceito de Vila Valqueire, grupo de bate-bolas do carnaval carioca, apresentará uma fantasia de bate-bola original. Os participantes serão convidados a colorir como preferirem, modelos impressos das fantasias.
Programação fixa em todos os fins de semana de maio
11h e 15h – Visita musicada.
12h e 17h – Baú de brinquedos.
Museu do Pontal
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). Ingressos pelo link https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/ – gratuitos ou com contribuição voluntária.