Música que Transforma: evento gratuito terá oficinas, palestras e concertos

Música que Transforma: evento gratuito terá oficinas, palestras e concertos

Utilizar a música como instrumento de transformação social sempre foi um dos objetivos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Fortalecendo esse compromisso, a 3° edição do Festival Música que Transforma acontecerá de 27 a 29 de abril, em formato virtual pelo Canal do Youtube da Orquestra Petrobras Sinfônica (@OPESinfonica) e presencial na Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – a 50 – Centro). Na programação, oficinas, palestras, mesas redondas, masterclasses e concertos. Tudo gratuito e aberto ao público. A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é a anfitriã do evento, que promove a integração entre projetos sociais musicais.   

As palestras, oficinas e masterclasses tratam de temas presentes no cotidiano de estudantes de música, como oficinas sobre cuidado e manutenção de instrumentos de cordas e técnicas para relaxamento. Monique Andries, coordenadora do Educativo e da Academia Juvenil e responsável pela curadoria do evento, conta que o tema da inclusão também será contemplado por meio de oficinas sobre Acessibilidade a Concertos e Ensino de Música para pessoas cegas e de baixa visão.

“A programação está muito rica e variada, com momentos de debate e experiências importantes para os coordenadores, professores e participantes de vários projetos sociais e com oficinas que são muito interessantes para jovens estudantes de música”, diz Monique. As concorridas masterclasses ministradas pelos músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica serão oferecidas na programação.

Programação completa:

Festival Música que Transforma

27/4 – quinta-feira

9h30 – Abertura: Duo oboé e piano, com Queren Oliveira e Kátia Balloussier- Online e presencial.

10h – Palestra: Música e transformação social: novos tempos, novos desafios, com Edilson Ventureli, do Instituto Baccarelli. Mediação: Monique Andries – Online e presencial.

12h – Exibição do Documentário:10 anos da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. Tempo de apresentação: 15 minutos – presencial.

13h/14h30 – Oficina 1: Como controlar a ansiedade pré-apresentações, com Ariane Petri, da Orquestra Petrobras Sinfônica – online via YouTube.

14h45/16h15 – Oficina 2: Manutenção e cuidados com instrumentos de cordas, com Rogério Fagundes – online via YouTube.

16h30/18h – Oficina 3: Produção cultural: novas possibilidades de atuação profissional,  com Raphael Baêta, da Orquestra Petrobras Sinfônica – online via YouTube.

28/4 – sexta-feira

9h – Masterclasse 1: Violino – com Fernando Pereira – presencial.

11h – Masterclasse 2: Percussão Sinfônica – com Lino Hoffmann – presencial.

13/14h30 – Oficina 4: Saúde e eficiência – a Técnica Alexander na prática musical, com Gabriela Geluda – online via YouTube.

14h45/16h15 – Oficina 5: Acessibilidade em concertos, com Felipe Monteiro, da Redes Sinos – Online via YouTube.

16h30/18h – Oficina 6: Ensino de Música para alunos cegos e de baixa visão, com Paulo Zanarth Oliveira, da SME-RJ – online via YouTube.

29/4 – sábado

9h – Masterclass 3: Clarineta, com Cristiano Alves – presencial.

11h – Masterclass 4: Música de Câmara, com Marcello Salles – presencial.

13h – Apresentação de Câmara: Quinteto Guanabara. Tempo de apresentação: 20 minutos. Presencial.

13h30 – Mesa-redonda: Egressos de projetos sociais: histórias de vida e superação, com Beatriz Araújo, Isabelle Ferreira e Sérgio Neto, da Academia Juvenil e Pietra Ribeiro, da Canarinhos da Terra – online e presencial.

15h – Concerto final – online e presencial.

IBME. Tempo de apresentação: 20 minutos

Escola de Artes do Spanta Neném. Tempo de apresentação: 20 minutos

Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. Tempo de apresentação: 30 minutos

LEIA MAIS