Natal Azul para jovens e crianças com autismo no Via Parque

Natal Azul para jovens e crianças com autismo no Via Parque

No próximos dia 10 de dezembro será o segundo dia do Natal Azul, que o Via Parque Shopping está promovendo no Brasil. O evento é inédito e é uma parceria com o Grupo Mundo Azul – grupo de pais de crianças com transtorno do espectro autístico – TEA, CID F 40. No evento, as crianças e jovens autistas estão tendo a chance de conhecer e interagir com o Papai Noel.

Natal Azul, cor que simboliza o Dia Mundial pela Conscientização pelo Autismo, funciona de forma especial, o shopping abre as portas mais cedo, para que crianças e jovens com autismo possam tirar fotos com o Papai Noel e ter oportunidade de interagir com o Bom Velhinho. Os convidados especiais desfrutam de um ambiente calmo e tranquilo, sem a habitual agitação típica da época natalina, perfeito para um momento inesquecível.

“Algumas crianças e jovens com autismo não conseguem frequentar lugares com muito movimento, como shoppings, por exemplo. Dificilmente eles teriam a oportunidade de ver e interagir com o Bom Velhinho. O Via Parque está fazendo isso porque é um shopping da família e das crianças, nós queremos garantir o direito de toda a criança a se divertir no Natal. Ao observar essa dificuldade, decidimos preparar o shopping especialmente eles, que terão uma experiência única de Natal”, afirma Eliza Santos, gerente de marketing do Via Parque Shopping.

Formado por pais de crianças com transtorno do espectro autístico – TEA, CID F 40º, o Grupo Mundo Azul tem como objetivo social informar e conscientizar a sociedade sobre o autismo. O autismo é uma desordem neurobiológica e apesar de ser desconhecida a causa, sabe-se que compromete o desenvolvimento do indivíduo, afetando cada criança de forma única. Os indivíduos que são diagnosticados com algum grau dentro do Espectro Autístico apresentam o seguinte tripé, ou tríade de sintomas: Dificuldade na comunicação verbal e não-verbal; Falha na interação social recíproca; Comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades.

Atualmente, o autismo afeta mais de 1,5% da população pediátrica Mundial, segundo dados do CDC – Center of Disease Control, centro de controle e prevenção de doenças norte americano. Recente pesquisa norte americana, divulgada em março último, estima-se que 1 à cada 68 crianças seja autista. Calcula-se que em nosso país, tenhamos pelo menos 2 milhões de autistas.

Apesar de não haver um tratamento curativo para o autismo, sabe-se hoje que é tratável. Assim, quanto antes algumas técnicas comportamentais e educacionais forem iniciadas, maiores serão as chances de recuperação, proporcionando ao indivíduo com TEA, chances de chegar a uma vida adulta independente e autônoma.

Por isso é fundamental que o diagnóstico seja feito precocemente e que as intervenções terapêuticas estejam disponíveis e sejam iniciadas o quanto antes. Criado pela ONU em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado no dia 02 de abril. Partindo da premissa de que a informação é a principal aliada no combate ao preconceito, o Mundo Azul vem investindo em ações de conscientização, informando para a população sobre o transtorno.

Dentre as ações realizadas pelo Grupo Mundo Azul podemos destacar a Caminhada na Orla do Leblon, que já está na sétima edição, e reuniu cerca de 7.500 pessoas, além da iluminação de vários monumentos na cidade na cor azul, cor do autismo, incluindo o Cristo Redentor.

Uma iniciativa muito bacana e merecido para estas crianças tão especiais.

Para ler mais sobre dicas sobre a região, clique aqui.

LEIA MAIS

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.