Com atuação no Brasil e em Portugal, a Nest Arquitetura foi escolhida para comandar o projeto de reformulação e ampliação da área VIP do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Porto, cidade portuguesa. Com um total de 760 m² e capacidade para 400 lugares, o projeto será executado em duas etapas, garantindo a continuidade do atendimento aos passageiros durante todo o processo. A previsão é de que o espaço fique pronto em dois anos.
Planejamento do Projeto: Etapas e Foco na Experiência do Passageiro
Rebeca Bitencourt e Thay Botelho, sócias da Nest Arquitetura, explicam que o projeto contará com duas salas, varanda e corredores com estações de trabalho. “Nossa ideia é justamente garantir a continuidade do atendimento aos passageiros durante todo o processo. Por isso, a primeira fase da obra será feita em uma área atualmente em estado bruto, com a construção de uma nova sala VIP. Após a conclusão, ela será inaugurada e a área atualmente em uso será fechada para a segunda etapa da obra”, diz Thay. Ela acrescenta que, após a ativação da primeira sala, a obra na área existente, de 180 m² (incluindo a varanda), será iniciada para sua total requalificação. “Essa abordagem em fases assegura que sempre haja uma sala VIP em funcionamento para os clientes”, completa.
Design Inspirado na Cultura Portuguesa
O design do novo espaço VIP tem como foco o conforto e a hospitalidade, com uma atmosfera que une modernidade e tradição, inspirada na cultura portuguesa. O uso de materiais como cortiça e mármore Lioz, além de uma paleta de cores equilibrada entre azul, dourado, nogueira e preto, propõe um ambiente sofisticado e acolhedor. Rebeca explica que o conforto foi uma das prioridades do projeto, aliado a um mobiliário ergonômico de texturas suaves, que proporciona uma experiência de relaxamento. “Também optamos por valorizar a cultura portuguesa: através da arte de azulejos e com base em referências literárias, como a obra do escritor José Saramago, além de paisagens do Vale do Douro, a vinícola”, detalha.
Versatilidade e Sustentabilidade no Espaço VIP
A área VIP oferecerá versatilidade em todos os seus espaços, onde os viajantes poderão relaxar, trabalhar ou socializar. Outro ponto pensado pela Nest Arquitetura foi o uso de cortiça nos pisos, valorizando os recursos naturais portugueses e reforçando o compromisso com a sustentabilidade. “O objetivo final é proporcionar aos visitantes uma experiência única e acolhedora, alinhada com a excelência do aeroporto e da cidade do Porto”, observa Thay.
Sobre a Nest Arquitetura e Design de Interiores
Criada em 2020, a Nest Arquitetura e Design de Interiores tem como principal objetivo criar projetos com alma e exclusividade. A empresa, que atende uma ampla gama de clientes, desde particulares a grandes corporações, oferece soluções personalizadas e adaptadas às necessidades específicas de cada projeto. As arquitetas Rebeca Bitencourt e Thay Botelho se dividem entre Brasil e Portugal, já tendo assinado mais de 50 projetos de arquitetura e design de interiores, tanto para empreendimentos residenciais como comerciais.
Em comum em cada trabalho da Nest, há o cuidado em construir espaços personalizados e acolhedores. Daí o nome do atelier, que em inglês significa ninho. “O conforto é fundamental na nossa entrega. Queremos que as pessoas cheguem a um espaço que projetamos, tanto residencial como comercial, e sintam aconchego e desejo de voltar. E claro que isso começa no entendimento do que faz sentido para o nosso cliente. O nosso objetivo é que olhe para o que projetamos e pense: isso é a minha cara”, afirma Thay.
Carreira e Experiência das Fundadoras
Amigas de faculdade, Rebeca trabalhou em grandes empresas como MRV e João Fortes Engenharia, atuando nos setores de projetos de arquitetura e acompanhamento de obras. Já Thay seguiu a carreira na área de arquitetura de interiores em empresas renomadas como Indio da Costa. Muitos clientes brasileiros em Portugal, que ainda mantêm investimentos no Brasil, procuraram a empresa para novos projetos, como uma mansão de alto padrão em Ubatuba, litoral de São Paulo.
Leia também: