A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta nesta quarta-feira, dia 31 de julho, às 20h, na Cidade das Artes, o concerto”Do Clássico ao Baião”. Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, o repertório vai desde as Bachianas de Heitor Villa-Lobos e “Pernambucana”, de César Guerra-Peixe, até canções imortais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, colocando todos para cantar junto. A data representa os 35 anos do falecimento de Gonzagão, que partiu no dia 2 de agosto.
Para trazer o Rei do Baião ao palco, foram captadas imagens do sobrinho do cantor, Joquinha Gonzaga, tocando sanfona e cantando. A partir daí, um trabalho de modelagem 3D e inteligência artificial recriou os traços e a voz de Luiz Gonzaga, resultando em um material inédito que será apresentado em holograma. Além disso, o programa traçará um contraponto entre três grandes nomes da música brasileira: César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Heitor Villa-Lobos.
A escolha das obras explora a riqueza da música nordestina e a conexão de suas características com a música de concerto brasileira. São composições que expõem suas diferenças, mas confirmam a excelência e diversidade da cultura nacional. “Essa apresentação é uma oportunidade de apreciar a multiplicidade da música brasileira em sua totalidade”, explica o maestro Isaac Karabtchevsky.
Serviço:
Do Clássico ao Baião
Data: 31 de julho, às 20h
Local: Cidade das Artes – Grande Sala – Av. das Américas, 5300
Ingressos: bit.ly/doclassicoaobaiao
Foto: Daniel Ebendinger