Os principais riscos do tabagismo para a saúde

Os principais riscos do tabagismo para a saúde

Por Veronica Dias. Pneumologista e sócia da clínica Harpia (@clinicaharpia). A especialista fará um tratamento antitabagismo on-line com orientações pelo Instagram que vão ajudar as pessoas a pararem de fumar. Segundo a médica, o tratamento completo, que pode levar de quatro a seis semanas, engloba técnicas comportamentais, orientações e até indicação de medicamento.

O tabagismo é uma das principais causas de morte evitáveis no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos devido aos efeitos do tabaco na saúde. Neste artigo, vou explorar os principais riscos do tabagismo, as doenças causadas pelo cigarro e como o tabaco afeta a saúde de diferentes maneiras.

Câncer causado pelo tabagismo

O cigarro é um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Os mais comuns incluem:

Câncer de pulmão: o risco de desenvolver câncer de pulmão é significativamente maior em fumantes. O tabagismo é responsável por cerca de 85% dos casos deste tipo de câncer.

Câncer de boca e garganta: o uso do tabaco aumenta o risco de câncer na boca, garganta, esôfago e laringe.

Outros tipos de câncer: o tabagismo também está associado a câncer de bexiga, rim, pâncreas e estômago.

Doenças cardiovasculares: o tabaco afeta gravemente o sistema cardiovascular. Os fumantes têm um risco muito maior de desenvolver doenças cardíacas e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). As substâncias químicas no cigarro causam danos aos vasos sanguíneos, aumentam a pressão arterial e aceleram o desenvolvimento de aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias.

Doenças respiratórias: o tabagismo é a principal causa de doenças pulmonares crônicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui enfisema e bronquite crônica. Os fumantes têm aumento de riscos de pneumonia e outras doenças pulmonares.

Impacto do tabagismo na saúde reprodutiva

O tabagismo pode afetar a saúde reprodutiva tanto de homens quanto de mulheres. Nos homens, pode levar a problemas de fertilidade e disfunção erétil. Nas mulheres, o tabaco pode causar complicações na gravidez, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e aumento do risco de morte fetal.

Envelhecimento e aparência

O uso do tabaco tem um impacto visível na aparência física. Os fumantes tendem a envelhecer mais rapidamente, desenvolvendo rugas precoces e pele amarelada. Além disso, o tabagismo pode causar mau hálito, dentes amarelados e doenças gengivais.

Efeitos do tabagismo passivo

O tabagismo passivo, ou seja, a inalação da fumaça de tabaco por não-fumantes, também é extremamente prejudicial. Crianças expostas ao fumo passivo têm maior risco de desenvolver problemas respiratórios, infecções de ouvido e síndrome da morte súbita infantil (SIDS). Adultos expostos ao fumo passivo têm maior risco de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardíacas.

Conclusão

Os riscos do tabagismo são vastos e severos, afetando praticamente todos os órgãos do corpo. As doenças causadas pelo cigarro não apenas reduzem a qualidade de vida como também encurtam a expectativa de vida. Parar de fumar é a melhor decisão que um fumante pode tomar para melhorar sua saúde e prolongar a vida. Se você é fumante e está buscando formas de parar, existem muitos recursos e tratamentos disponíveis para ajudá-lo, que vão além da terapia de reposição de nicotina. Entre os exemplos estão os medicamentos que auxiliam na jornada sem o tabaco e grupos de apoio.

Lembre-se: cada passo na direção de parar de fumar é um passo em direção a uma vida mais saudável e longa.

Foto: Freepik.

Gostou desta dica de saúde sobre os principais riscos do tabagismo? Leia também Vacina da Gripe: Importância, Mitos e Verdades Sobre a Imunização

LEIA MAIS