Projeto ‘Histórias de Pindorama’ lança a primeira Caixa da História Virtual sobre a Independência do Brasil

Projeto ‘Histórias de Pindorama’ lança a primeira Caixa da História Virtual sobre a Independência do Brasil

A partir desse mês, a História do Brasil será contada de maneira diferente, com os materiais educativos produzidos no âmbito do Projeto Histórias de Pindorama. A ideia é trazer uma reflexão sobre a história do nosso país por meio de linguagem acessível, com foco nas crianças e adolescentes, através da brincadeira e da contação de histórias. Esses materiais já estão disponíveis, de forma gratuita e de livre acesso no site do projeto: https://historiasdepindorama.com.br/.

Desenvolvido pela historiadora e educadora Claudia Hlebetz e equipe, o projeto apresenta as “Caixas da história” com cenários para imprimir, recortar, montar e brincar. A primeira caixa da coleção é a ‘Caixa da História: Independência do Brasil: a criação de uma nação’, que já está disponível para download gratuito no site do projeto. Lá o visitante também encontrará: livro digital de referência, livro digital infantojuvenil, artigos no blog, minidocumentário e vídeo-livro no canal do projeto no YouTube e o primeiro episódio do podcast “Histórias de Pindorama” no Spotify. Em breve, serão produzidas rodas de conversa com convidados que irão ampliar as questões e reflexões sobre o tema em pauta.

A primeira caixa da coleção “Histórias de Pindorama”, com o tema da “Independência do Brasil”, contou com os recursos do Edital Retomada Cultural RJ 2 e o apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Nosso trabalho de pesquisa tem como fios condutores – que alinhavam toda a estrutura do projeto e os materiais aí produzidos –, os conceitos de oralidade, ancestralidade, narratividade e territórios das infâncias. Apresentamos toda essa reflexão no livro digital “Histórias de Pindorama: histórias, memórias e infâncias”, que escrevi em parceria com Nicolli Ribeiro, socióloga e pesquisadora”, explicou Claudia.

Segundo a educadora, o objetivo do projeto como um todo e do site, especificamente, é criar um espaço de troca, compartilhamento de ideias e materiais que falam da história do povo brasileiro e o seu patrimônio narrativo e cultural que é feito, também, de nossas histórias de vida.

LEIA MAIS