Não é de hoje que a celulite incomoda muitas pessoas, principalmente as mulheres, que acabam sofrendo mais com a pressão estética imposta pela sociedade. Apesar dos “buraquinhos” presentes na pele não necessariamente significarem algum tipo de perigo, é comum a constante busca por tratamentos, já que afetam 95% das mulheres após a puberdade.
A celulite é uma condição causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação, que deixa a célula sem oxigenação e consequentemente aumenta o tecido fibroso, provocando depressões na pele, principalmente das nádegas, pernas e abdômen.
De acordo com a médica angiologista e cirurgiã vascular Vivian Helena Barão, a celulite pode ser causada por excesso de gordura corporal, retenção de líquido, má alimentação ou até mesmo pelo estresse. “Diversos fatores podem contribuir para seu surgimento, mas é importante entender que, apesar de incômodas para muitas pessoas, até certo nível, elas são naturais”, explica.
Entretanto, a especialista também reitera que a aparência de casca de laranja nem sempre pode ser justificada pelo acúmulo de gordura. “Outros fatores como o tabagismo ou falta de atividade física também podem estar ligados diretamente ao aumento de celulites no corpo”, ressalta Vivian.
Mas afinal, para quem está focado no projeto verão 2023: é possível tratar a celulite e evitar que elas apareçam? Pensando nisso, a médica esclarece mitos e verdades sobre as celulites:
Alimentação Saudável – Verdade
Uma alimentação saudável é importante para a saúde de uma maneira geral e quando falamos da celulite não é diferente. Nesse caso é importante controlar a ingestão de sódio e alimentos que fazem o uso excessivo do mesmo. “Isso melhora a circulação sanguínea, além de reduzir a gordura corporal e diminuir as medidas, o que pode atenuar o problema”, explica Vivian.
Beber bastante água dá celulite – Mito
De acordo com a especialista, um dos grandes erros para quem quer eliminar as celulites do corpo está relacionado diretamente à ingestão de líquidos, principalmente água. Muitas pessoas acreditam que beber muita água pode ser ruim, mas isso não é verdade. “A água não causa celulite, independentemente da quantidade. Muita gente acredita no contrário, mas a água ajuda na eliminação de líquidos e toxinas, prevenindo e melhorando o aspecto da celulite. Água é sempre bom”, comenta Vivian.
Tratamentos estéticos – Verdade
Alguns tratamentos estéticos são muito bem-vindos, como é o caso da drenagem linfática que, quando bem feita, diminui a retenção de líquidos e melhora a circulação sanguínea, mas é importante não se limitar a isso.
“Os tratamentos estéticos não fazem milagres e precisam estar aliados com a ingestão de líquidos, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Só assim, os resultados poderão ser percebidos e duradouros . Os tratamentos estéticos ajudam a melhorar o aspecto, mas não ‘resolvem’ o problema”, alerta.
Cremes anticelulite – Mito
O mercado de cremes anti-celulite que prometem resultados milagrosos é enorme, porém é necessário ficar atento para não cair em pegadinhas. O uso tópico desses produtos possuem ativos que podem ajudar, mas isso depende muito. “Esses cremes não resolvem a celulite, podendo apresentar apenas algumas melhoras quando associados com uma alimentação balanceada, ingestão correta de água, etc. Por outro lado, podem ajudar na dor que ela pode causar e auxiliar na drenagem linfática”, explica a médica.
Celulite é coisa de mulher – Mito
De fato, a celulite atinge muito mais as mulheres do que os homens. Segundo Vivian isso se dá pelo fato de que elas apresentam o dobro de adipócitos, o que contribui para o surgimento das celulites. “Isso, no entanto, não impede que os rapazes também sofram com esse problema”, afirma.
Caminhada diária – Verdade
Como explicado pela médica, a má circulação sanguínea é uma das causas da celulite. “Exercícios físicos de maneira geral ajudam a melhorar a circulação e, consequentemente, contribuem para o controle da celulite”, diz Vivan.
Segundo ela, o exercício é a grande chave para o controle da celulite, pois você reduz o percentual de gordura. “Esse é o grande segredo para a prevenção e controle da cirurgia”, complementa. Por isso, o ideal é caminhar por pelo menos meia hora por dia, além de outros exercícios, como musculação, escadas, etc. O importante é praticar alguma atividade física.