Três vezes por semana pacientes do Hospital Rios D’Or, na Freguesia, e do Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, recebem um tratamento diferenciado e especial. Além dos medicamentos diários, brincadeiras, canções, histórias, jogos e muita palhaçada fazem parte da rotina hospitalar. É a Trupe Miolo Mole, que visita crianças internadas e humaniza o atendimento. Ou, como eles mesmos gostam de se apresentar “um bando de palhaços que acreditam que boas doses do verdadeiro amor curam mais que comprimidos”.
A Trupe Miolo Mole atua há dois anos e leva um pouco de bem-estar aos pequenos que passam por tratamentos nas unidades. Ao todo são oito voluntários divididos em duas equipes. “Para fazer parte da Trupe, o voluntário passa por um treinamento na nossa Escola de Palhaços. São três meses de Oficina e um mês de aula prática no Hospital”, explicou Pablo Tavares, idealizador da Trupe.
Quando uma criança é internada, toda uma família é afetada. Os pais não podem, muitas vezes, estar o tempo todo junto, a criança é afastada da sua casa, dos seus brinquedos e inserida num ambiente hospitalar. “Os palhaços da Trupe trazem outro olhar para estas crianças. O ambiente fica menos hostil”, afirma Mariana Guedes, psicóloga do Rios D’Or. Ela enfatiza que o trabalho da Trupe contribui para a evolução do tratamento das crianças.
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.