Por Ricardo Brizzi – Angiologista e Cirurgião Vascular. É membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. É um dos responsáveis pelo setor de cirurgia vascular e endovascular do Hospital Badim, do Hospital Israelita e Hospital Norte D’Or.
Cãibras, sensação de formigamento, dores, inchaços e mudanças na coloração da pele são sinais claros de que há algo errado na circulação sanguínea. Por isso a importância de se realizar um check up vascular caso haja queixa de algum desses problemas. É muito importante estar sempre atento e procurar um angiologista ou cirurgião vascular assim que notar o aparecimento dos sintomas. O tratamento precoce pode evitar problemas futuros.
O check up vascular consiste nos exames laboratoriais, clínico e de imagem. Os exames laboratoriais são aqueles básicos. São eles: o hemograma, onde procuramos ver qual o estado geral do paciente, a glicemia e a hemoglobina glicosilada ou glicada, para ver se o paciente tem uma tendência a diabetes ou não, e as taxas de triglicerídeos e colesterol. Fora isso, o exame clínico é fundamental porque vamos dividir se é um paciente que já tem uma patologia arterial ou venosa. No exame clínico vamos fazer a avaliação para ver as varizes e vasinhos e sentir a pulsação das artérias para avaliação das doenças arteriais. Depois disso, pedir o ecodoppler específico para aquela doença que foi identificada no exame clínico. A partir do eco doppler, conforme o resultado, partimos para exames mais específicos.
Alguns dos sintomas de má circulação são as cãibras, sensação de formigamento e insensibilidade nas extremidades dos membros inferiores e superiores. As câimbras são contrações involuntárias dos músculos que geralmente duram segundos e estão, na maioria dos casos, associadas à prática de exercícios físicos intensos, mas podem também indicar problemas circulatórios se elas tornam-se frequentes. O mal pode afetar pessoas de diversas idades. Se a pessoa tem algum desses sintomas, deve investigar.
Dores e inchaços também podem acontecer. A má circulação ocasiona acúmulo de líquido nas veias e inflamação nos tecidos. É comum as dores estarem ligadas a varizes e insuficiência venosa crônica. O cansaço sem causa aparente e alteração da coloração da pele também devem ser levados em consideração.Importante destacar que, se a pessoa possui varizes. Qualquer tratamento de varizes, seja o de espuma, escleroterapia ou cirúrgico, deve ser feito por alguém qualificado e que pertença a Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro ou regional. E esse esclarecimento do melhor tratamento deve ser feito com a Sociedade. As pessoas devem estar atentas ao profissional que irá realizar esse procedimento para evitar complicações graves. Isso é uma alerta para pessoas de qualquer idade .
Antes de qualquer procedimento é necessário que as pessoas tenham conhecimento de como anda a sua saúde. Com o passar dos anos, as artérias podem acumular placas de cálcio, de ateroma e isso ocasiona um entupimento, ocorrendo um sofrimento de uma determinada região que é nutrida por aquela artéria. Pode ocorrer também uma dilatação, que são os aneurismas. Além do sistema arterial, existe o sistema venoso, que com o passar dos anos as veias se tornam mais dilatadas e mais doentes e podem ocorrer complicações.
Vale lembrar que as varizes são um tipo de doença, e como doença, se não tratadas a tempo, evoluem progressivamente e podem ter complicações. Elas podem inflamar (celulites e erisipelas), podem entupir (tromboflebites) e podem se romper (varicorragias). A evolução da doença pode provocar muitos problemas. Para ter uma boa circulação com o avançar da idade depende de como tratamos nosso corpo. Ter uma alimentação saudável, com baixo teor de gordura e muitos nutrientes, de preferência com a orientação de um nutrólogo. Beber bastante líquido. Fazer atividade física regular, com orientação de um professor de educação física e outras medidas de bem estar acaba prevenindo muitas doenças vasculares.