Atividades para pais de bebês internados na UTI Neonatal

Atividades para pais de bebês internados na UTI Neonatal

A rotina de pais que tem filhos em uma UTI Neonatal não é nada fácil. Muitos se dedicam com exclusividade aos pequenos, já outros se dividem entre trabalho, filhos em casa e o bebê internado. Muitas das famílias que viveram essa experiência sofrem com a ausência do toque e a separação precoce.

Os bebês em uma UTI Neonatal ficam na incubadora, e isso gera nos pais tristeza, medo e estresse”, comenta Caroline Pavlu, enfermeira gerente da UTI Neonatal da Perinatal Barra. Segundo a profissional, eles se sentem impotentes com pouca oportunidade de interação afetiva.

Pensando em diminuir o sofrimento e criar uma aproximação, a unidade da Perinatal Barra, criou um programa para de envolver pais e mães em atividades que, de alguma maneira, sejam focadas em seu bebê. São disponibilizadas aulas de artesanato com confecção de decorações para incubadora; produção e distribuição de polvinhos de crochê; bibliotecoterapia; reuniões de cuidados relacionados ao bebê; grupo de apoio psicológico e relaxamento físico aos pais.

Em dias específicos, convidamos avós e tios para que a família toda participe e todos se sintam acolhidos”, conta Caroline.

Segundo a enfermeira gerente e idealizadora do projeto, as atividades ajudam também a criar laços de amizade entre os participantes.

Percebemos que os pais vão se desinibindo progressivamente, manifestando satisfação e alegria. No início é comum que estejam apreensivos e calados, mas aos poucos, o ambiente torna-se descontraído. No final, sempre agradecem pelos momentos de lazer e divertimento que não vivenciavam desde a internação”.

Em breve será disponibilizada mais uma atividade, em que os pais vão poder produzir e montar um scrapbook para contar a história do seu bebê.

 

Cuidando dos pequenos

Entre as melhores do mundo na avaliação da Rede Vermont Oxford, as UTIs neonatais do Grupo Perinatal são altamente capacitadas para o tratamento de recém-nascidos. A instituição ultrapassou a marca de 24 mil bebês atendidos e, em 2017, obteve a taxa de sobrevida de 98%.

 

Leia também a nossa seção de bem-estar

LEIA MAIS

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.