Uma pausa para um cafezinho no meio do expediente ou que tal uma quick massage (massagem rápida)? É cada vez mais comum encontrar nas empresas atividades voltadas para o bem-estar e para a saúde dos funcionários. A iniciativa traz vários benefícios, além de aumentar a produtividade. “De início pode-se perceber uma melhora imediata nas dores musculares. A pessoa fica mais motivada e concentrada, há uma redução da ansiedade e da irritação, o humor melhora, entre outras vantagens”, explica a fisioterapeuta Fernanda Noyma.
Fernanda conta que, dentre as atividades mais encontradas no ambiente corporativo, estão a ginástica laboral e a quick massage. “Elas fazem parte do Programa de Qualidade de Vida que as empresas adotam. A quick massage é uma das técnicas de relaxamento mais procuradas porque é rápida, dura cerca de 15 minutos, e não demanda muito espaço para ser realizada, já que é feita em uma cadeira apropriada. As pessoas estão tão acostumadas com a rotina estressante que não se dão conta do quanto isso faz mal para a saúde do corpo e da mente. E quando recebem a massagem, elas relaxam e realizam melhor seus afazeres na empresa”, ressalta a fisioterapeuta.
A ginástica laboral, segundo a especialista, é outra atividade adotada, pois são exercícios rápidos e em grupos que ajudam a prevenir lesões e a reduzir a ausência do funcionário por causa de problemas de saúde. “A ginástica laboral prepara e alonga a musculatura dos funcionários, deixando-os mais dispostos para realizar suas tarefas”, complementa Fernanda. De acordo com ela, as principais queixas físicas dos funcionários no ambiente comercial são dores de cabeça, dores nas cervicais e lombares, dores e sensação de peso das pernas, e tendinite, entre outras. “Por isso, é importante que mais empresas adotem esta iniciativa. Normalmente, onde há programas de qualidade de vida, há um ciclo virtuoso de satisfação envolvendo funcionários, clientes e o desempenho financeiro da organização. Já as que não contam com o programa, podem ter funcionários menos produtivos e engajados, o que afetará o relacionamento com os clientes e com os lucros da empresa”, alerta Fernanda.
Por dentro da quick massage
Para as empresas:
- A sessão tem curta duração e é feita em cadeira específica;
- O custo-benefício para as empresas não é alto;
- Pode ser aplicada em diferentes ambientes de trabalho;
- Aprimora a imagem da empresa;
- Melhora o ambiente de trabalho.
Para os funcionários:
- Diminuição da tensão e das dores;
- Relaxamento;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Melhora do sistema linfático;
- Redução do risco de acidentes de trabalho.
Vantagens da ginástica laboral
Para as empresas:
- Melhora no desempenho dos colaboradores;
- Melhora no clima organizacional;
- Redução do risco de acidentes;
- Redução de gastos com doenças ocupacionais;
- Ajuda a diminuir a rotatividade e o número de faltas dos funcionários.
Para os funcionários:
- Alívio das dores;
- Prevenção de doenças;
- Reduz o cansaço e melhora o humor;
- Ajuda na redução do sedentarismo;
- Contribui para a autoestima.
Para outras notícias sobre saúde, clique aqui.
Leave a Comment
You must be logged in to post a comment.