A influência digital e a cirurgia plástica

A influência digital e a cirurgia plástica

Por: Eduardo Sucupira. Cirurgião Plástico. Realizou a sua formação no Serviço do Prof. Ivo Pitanguy(1997-1999). É Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). Membro internacional da American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS). Mestre e Doutor pelo Programa de Cirurgia Translacional da Escola Paulista de Medicina pela Universidade Federal de São Paulo.

Nos últimos anos, os influenciadores digitais têm desempenhado um papel significativo na promoção de produtos e serviços, incluindo procedimentos estéticos. Com suas vastas audiências e poder de persuasão, esses influenciadores têm a capacidade de impactar as decisões de muitas pessoas em relação a tratamentos estéticos. Portanto é importante abordar essa prática com cautela e responsabilidade, considerando possíveis riscos, benefícios, resultados realistas. É crucial evitar exageros e promessas descoladas da realidade.

Antes de promover qualquer procedimento estético, os influenciadores devem garantir que as informações que estão compartilhando se baseiam em evidências científicas sólidas. Isso ajuda a evitar a disseminação de informações incorretas ou enganosas que possam prejudicar a saúde dos seguidores.

Ao promover padrões de beleza, os influenciadores devem estar cientes do impacto que isso pode ter na saúde mental de seus seguidores. Incentivar a autoaceitação e ressaltar a importância da saúde física e emocional é fundamental.

Cabe ressaltar a importância de ficar claro quando os influenciadores digitais, estão divulgando produtos ou serviços dentro de uma relação comercial que tenham com clínicas ou profissionais de saúde. É fundamental que os seguidores saibam quando uma recomendação está ligada a interesses financeiros, garantindo que as decisões sejam tomadas com base em informações honestas, não influenciadas por interesses comerciais. Precisamos de olhos “legais” atentos para essa questão que cresce dia-a-dia nas redes sociais.

Procedimentos estéticos podem ter diferentes resultados em pessoas diferentes. e nem todos  os procedimentos são adequados para todos. Em suma, a divulgação de procedimentos estéticos por influenciadores digitais é uma prática que exige grande responsabilidade.

Informar e educar os seguidores de maneira honesta e ética deve ser a prioridade. Seguir esses cuidados ajuda a proteger a saúde e o bem-estar dos indivíduos que confiam nas recomendações dos influenciadores, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de uma cultura online mais saudável e esclarecida. É o mundo virtual e real caminhando juntos. Um pouco de Hipócrates não faria mal a esse universo!

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