O novo governo e o empreendedorismo

O novo governo e o empreendedorismo

Por Silvana Ramal. Mestre em Administração de Empresas pela PUC RJ – Empreendedora. Pós graduada em comércio internacional pela UFRJ. Autora de 11 livros sobre empreendedorismo e gestão – “Como Transformar seu Talento  em um Negócio de Sucesso” “Mulheres Líderes e Empreendedores” .

Períodos de transição são sempre desafiadores porque em geral vamos de um lugar conhecido e confortável para outro desconhecido, que fica no futuro e não sabemos ao certo que resultados vão trazer. A incerteza só aumenta se a transição envolve uma eleição presidencial, com parte do povo nas ruas protestando contra o resultado e a equipe de transição avançando lentamente.

Vejo que muitos consultores indicam que agora é o momento de planejar o ano seguinte, e normalmente é isso que fazemos nesse período: verificamos os resultados obtidos no ano que termina e nos planejamos para o ano que vai começar. Não vejo, no entanto, como planejar para um ano que ainda não temos claro como será. Por enquanto, o melhor é não fazer grandes mudanças nem planos no seu negócio. A palavra do momento é cautela e espera.

Conheço um especialista em mercado financeiro que diz que a maior armadilha para os investidores amadores é achar que não estão trabalhando quando ficam apenas olhando para a tela sem investir. É nesse momento, quando precisam provar a si mesmos que estão trabalhando, quando provocam os maiores prejuízos. O investidor experiente sabe que seu trabalho consiste em não fazer nada boa parte do tempo, guardando-se para os ventos positivos.

A máxima vale para empreendedores e gestores de negócios. Neste período após as eleições, muitos talvez estejam preparando a mudança para outro país enquanto outros, entusiasmados com o resultado das urnas, façam grandes investimentos no futuro cor de rosa que foi vislumbrado durante a campanha. Mas a verdade é que os dois estão tomando decisões baseados em um cenário que só existe na imaginação por enquanto.

Um governo novo traz impactos, pois a gestão da economia determinará o ambiente de negócios em que vamos nos mover. É importante ficar atento aos nomes do Ministério da Fazenda e da Economia, e ver o que os analistas dizem a respeito deles. Esses nomes já são um indicativo de qual orientação será preponderante na gestão das contas do país.

Por exemplo, podemos ter um ano com inflação controlada e juros altos, com um Governo apertando o próprio cinto e reduzindo gastos de maneira geral em nome da estabilidade e do equilíbrio das contas públicas. Ou então ele pode optar por abrir os cofres, realizando obras, mantendo ou até aumentando o valor dos benefícios sociais, transferindo renda para o setor privado e para a população. O gasto público elevado sempre traz alguns meses de bonança. As pessoas têm mais dinheiro para gastar, e se sentem alegres e otimistas.

A questão é: por quanto tempo se consegue manter esse período de bonança? Em algum momento é preciso fechar as torneiras, ou então é preciso endividar-se ou emitir dinheiro para mantê-las abertas, o que gera desvalorização da moeda e inflação. Épocas de inflação alta são muito desanimadoras. O dinheiro perde poder de compra, as pessoas empobrecem. É por isso que, embora queiram gastar e trazer bonança, os Governos precisam trabalhar dentro de certo equilíbrio. O que fazer enquanto não temos um horizonte claro à frente? Esperar, com muita paciência e cautela. Não é momento de fazer investimentos, contratações, ao contrário, é preciso cortar custos, mantendo a estrutura o mais enxuta possível. Nada de movimentos bruscos ou grandes mudanças.

Em momentos como esse, ficar quieto e observar são movimentos estratégicos mais acertados. Não fazer nada também é uma ação, embora não pareça. E é fundamental para qualquer negócio em determinados períodos. Situações de indefinição terminam, e logo será possível planejar e investir, ou não, tendo à frente um horizonte mais claro e preciso.

LEIA MAIS

BarraUP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.