Os moradores da cidade do Rio de Janeiro são os que mais consideram importante ter diversidade de pessoas em seu bairro, quando analisados os dez maiores centros urbanos da América Latina. É o que mostra pesquisa do Loft Dados, núcleo da startup imobiliária Loft.
O estudo contou com cinco perguntas que captavam o quanto as pessoas consideram a importância da diversidade no bairro na hora de escolher seu novo lar, em termos de 1) diversidade de moradores de outras regiões do país; 2)diversidade de visões políticas; 3) diversidade de gerações; 4)diversidade de religiões; e de 5) diversidade de grupos raciais.
Os cariocas tiveram os maiores percentuais em quatro das cinco questões. Só ficaram em terceiro em relação à importância da convivência com moradores de outras regiões do país. Vinte e dois por cento dos entrevistados responderam que é muito importante ter a convivência no bairro com pessoas de diferentes gerações, mesmo percentual quando a pergunta foi sobre a convivência com moradores de outras visões políticas e sociais.
“Os resultados trazem um alento para as cidades brasileiras, e o Rio em especial, num momento em que muito se fala na falta de diálogo e convivência com o diferente. Os brasileiros estão mais abertos à diversidade do que os países da região”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados e conteúdos da Loft. “Se somarmos os que responderam que a diversidade é ‘importante’ aos que declararam como ‘muito importante’, passamos dos 50% dos cariocas que valorizam a convivência com pessoas de outros perfis. É algo muito significativo”, aponta Takahashi.
Os cariocas só não lideraram quando a pergunta foi sobre a importância de ter pessoas de diferentes regiões do país em seus bairros. Nessa questão, Caracas teve o maior percentual de respondentes apontando essa convivência como “muito importante”. O levantamento ouviu 4,5 mil pessoas com 18 anos ou mais em uma amostra representativa para as populações de Buenos Aires (Argentina); Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil); Santiago (Chile); Bogotá (Colômbia); Cidade do México e Guadalajara (México); Lima (Perú); e Caracas (Venezuela). O estudo foi aplicado pela Offerwise.