Dia do Consumidor: 6 dicas para aproveitar as ofertas sem entrar no vermelho

Dia do Consumidor: 6 dicas para aproveitar as ofertas sem entrar no vermelho

Nesta sexta-feira, dia 15 de março, será comemorado o Dia do Consumidor. A data é uma das mais aguardadas por quem tem e-commerce e por quem adora uma compra online. Para evitar que você entre no vermelho já no começo do ano, confira 6 dicas de Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal:

1 – Avalie se a compra é realmente necessária

Não é porque algo está na promoção ou com valor abaixo do mercado que você precisa comprar. Pense duas vezes: você realmente necessita daquele item? Você já tinha pensado em comprá-lo antes, ou foi um desejo repentino? Em paralelo, lembre-se sempre das contas fixas e obrigatórias que você tem no mês e priorize-as no orçamento.

2 – Pague à vista

A especialista faz um alerta importante sobre uma situação recorrente: as parcelas. Se muitas parcelas forem acumuladas, podem causar prejuízos no futuro. As parcelas devem ser utilizadas apenas quando o valor da compra é muito alto ou quando não há outra opção. Se não for o caso, pagar à vista é sempre melhor, pois quita as responsabilidades sobre essa compra.

3 – Use a tecnologia a seu favor

Algumas plataformas, como comparadores de preços e aplicativos de planilhas, ajudam a otimizar o controle financeiro pessoal. Além de reduzir o tempo gasto com essas ocupações, a tecnologia facilita a educação financeira, possibilitando visualizar os gastos como um todo ou por categorias. A iniciativa é importante para que se possa avaliar a saúde dos gastos pessoais, resultado que pode ser determinante na decisão de gastar ou não com ofertas do Dia do Consumidor.

4 – Utilize o cashback

Além dos descontos oferecidos pelas lojas, é possível economizar ainda mais durante as compras se a loja em questão oferecer parcerias de cashback. Nesse sistema, é possível receber uma parte do dinheiro pago de volta após a transação, mas é importante ficar atento e buscar opções que sejam seguras, sempre pesquisando sobre a empresa ou loja antes de comprar.

5 – Não acredite em tudo que está escrito

Em campanhas promocionais intensas, como é o caso do 15 de março, alguns produtos podem vir com frases como “último item do estoque”, “você pode parcelar em quantas vezes quiser”, “a promoção acaba hoje”. Essas são estratégias de marketing usadas para impulsionar a compra, incitando no cliente uma sensação de urgência e oportunidade única. Não se deixe influenciar por essas estratégias e avalie a necessidade e a conveniência da compra de forma racional.

6 – Use o cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito é um ótimo aliado no dia a dia, por conta das facilidades que proporciona, mas, dependendo do uso, pode se tornar um inimigo. A recomendação é usá-lo apenas para contas fixas mensais e já planejadas, evitando número alto de parcelas, e estabelecer um limite adequado à renda mensal.  No caso das compras online, principalmente, devemos ter um cuidado atento para não sair comprando coisas baratas todos os dias ou semanas e, no final do mês, ter aquela surpresa na fatura com esses valores acumulados.

Foto: Freepik.

LEIA MAIS